5 benefícios que a agricultura de precisão te oferece

Ela vem ganhando força no campo e conquistando seu espaço. É hora de saber cinco bons motivos para investir na agricultura de precisão.

agricultura de precisão
“É necessário romper a barreira do estereótipo de que não existe espaço para as transformações tecnológicas nos ambientes rurais.”

Os últimos anos têm sido agraciados com poderosos avanços tecnológicos nos mais diversos setores da sociedade em que vivemos, desde o dia-a-dia na casa das pessoas, com seus smartphones, gadgets e computadores, até as indústrias, com novidades em sistemas e com máquinas capazes de produzir em escalas muito maiores do que se imaginava tempos atrás.

Novidades essas que transformam e automatizam de forma positiva e eficiente o que antes conhecíamos apenas como processos manuais com pequenas intervenções humanas.

No campo não poderia ser diferente. É necessário romper a barreira do estereótipo de que não existe espaço para as transformações tecnológicas nos ambientes rurais.

Um exemplo claro dessa mudança de panorama é a agricultura de precisão, que não apenas prova o contrário, como é uma dessas transformações com forte potencial de mudar drasticamente o cotidiano do agricultor.

Em síntese a agricultura de precisão é um conjunto de práticas baseadas na tecnologia da informação para cruzar dados sobre a variabilidade de nutrição e fertilidade do solo, com o objetivo de implantar processos de automação agrícola, facilitando assim a vida do agricultor.

 

1 – O mundo tem fome

 Estudos apontam que em 2050 o crescimento populacional terá atingido a incrível marca de 9 bilhões de pessoas. Com o passar dos anos e com o aumento da demanda por alimentos, a exigência por um campo mais produtivo será constante.

É aí que a agricultura de precisão (também conhecida como AP) exercerá seu papel determinante nessa nova realidade social.

Com a tecnologia altamente desenvolvida de seus softwares, a agricultura de precisão tornará o entendimento do solo mais fácil e dinâmico, impactando assim na produção final do alimento.

Processos otimizados, análises rápidas e eficazes, produção otimizada: toda uma cadeia benéfica obtida pela agricultura de precisão.

 

2 – Desperdício não põe comida na mesa

Um dos maiores problemas na agricultura hoje é o desperdício causado pelas terríveis alterações climáticas que assolam toda a Terra.

Essa realidade só tem a piorar, pesquisadores do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) afirmam que a produtividade agrícola, até o final do século, poderá ter caído algo em torno dos 2% por década, devido às secas e as alterações na temperatura.

A agricultura de precisão possui tecnologia para cruzar dados afim de obter resultados a respeito da variabilidade do clima em benefício do agricultor, e vai se tornar ferramenta tão importante quanto as colheitadeiras para exercer papel fundamental nos rumos que o planeta poderá tomar.

 

3 – Conhecimento automatizado sobre o solo

Um dos principais pontos, se não o principal deles, é qualquer agricultor precisa estar atento a todo momento sobre a qualidade do solo onde estão suas culturas. Com o auxílio das tecnologias da agricultura de precisão esse processo pode ser feito de maneira automatizada.

Uma vez que a amostragem passa a ser realizada através de procedimentos geoestatísticos, mapas de precisão da área são gerados automaticamente com o intuito de facilitar a vida do trabalhador do campo.

A agricultura de precisão possibilita, por exemplo, através desses resultados, obter um conhecimento mais exato sobre as propriedades rurais e áreas especificas da região produtiva, possibilitando a interferência mais adequada nas correções dos nutrientes do solo e aplicação de insumos.

 

4 – Situação sempre sob controle

O uso correto de qualquer informação é capaz de trazer resultados além do esperado, seja onde for. No campo, um banco de dados bem nutrido e relevante são o norte para qualquer decisão que seja preciso tomar durante toda a cadeia produtiva do processo agrícola.

Além de possibilitar a coleta de dados sobre a propriedade de maneira mais ágil e correta, a agricultura de precisão mantém o produtor inserido no processo e com controle das ações.

Seja por si só, ou ao lado de um consultor agrícola de confiança, o produtor que utiliza da agricultura de precisão passa a ter maior confiança nos dados coletados e nas recomendações solicitadas, com a certeza de que a chance de falha no sistema se torna quase nula e o resultado final é satisfatório.

 

5 – Não era apenas tempo que te faltava

mais tempo com a agricultura de precisão

Se até aqui a agricultura de precisão já fez brilhar os olhos apenas por seus benefícios técnicos, veja essa:

Muitos estudiosos criticam a celeridade com que o cotidiano tem afetado a vidas das pessoas. Estamos cada vez mais a mercê do tempo, pois são muitas coisas para se fazer, e pouco tempo para realizar.

Vivemos constantemente com a impressão de que estão faltando horas em nossos dias. A agricultura de precisão vai mostrar que não era apenas o tempo que te faltava.

Como já dito nos tópicos anteriores, os procedimentos são muito mais ágeis graças a implementação da agricultura de precisão nos processos agrícolas.

Com tudo ocorrendo de forma mais rápida, e o melhor de tudo, eficientemente, brechas no tempo vão surgir para profissionais que adotarem esses sistemas, tornando os dias menos estressantes, com mais tempo para descanso e o melhor de tudo, sem deixarem de maneira alguma de serem produtivos.

 

É. A tecnologia veio para ficar e provavelmente não há quem duvide disso. A questão é: quem será esperto o bastante para agarrar as oportunidades que esses avanços propiciam e fazer deles grandes oportunidade de negócio?

A agricultura de precisão é uma dessas oportunidades. Ela já vem alcançando seu lugar ao sol em países mais desenvolvidos, por lá agricultores de diversos setores estão aplicando as tecnologias da agricultura de precisão em seus processos.

Ela já se faz presente no país, com ferramentas eficientes e rápidas para colocar a agricultura de precisão em prática, e pouco a pouco, grandes empresas do agronegócio já fazem uso desses avanços.

Apesar disso, não fique achando que essas ferramentas têm seus usos restritos às empresas de grande porte. A agricultura de precisão possui infinitos benefícios, é acessível, podendo estar ao alcance de todos, desde o pequeno, ao médio e grande produtor rural.

 

Você pode gostar também:

O QUE PODEMOS ESPERAR DA AGRICULTURA EM 2017?
5 RAZÕES QUE PROVAM QUE O FUTURO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO ESTÁ NA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

 

Este artigo foi útil? Compartilhe nas suas redes sociais clicando nos botões abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *