Husqvarna amplia fábrica em SP e espera triplicar produção

A sueca Husqvarna, que atua no Brasil com equipamentos para manejo de áreas verdes e agricultura familiar, está ampliando sua fábrica em São Carlos, no interior de São Paulo. O objetivo é triplicar a produção até o primeiro trimestre de 2026 e chegar a 1 milhão de unidades fabricadas ao ano desses itens. Além disso, a empresa também tem como meta transformar o país em um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados à agricultura familiar.

O investimento, cujo valor a companhia não revela, inclui um novo laboratório, a ampliação de escritórios e a criação de um centro de pesquisa para desenvolver produtos para agricultura leve de mercados emergentes, como América Latina e Ásia. 

A ação faz parte da mudança da estratégia do Grupo Husqvarna, iniciada em 2023, que inclui transferência de produtos de unidades fabris e adequação de portfólio por região. Segundo Luciano Trindade, diretor de fábrica de São Carlos, a primeira onda de transferências foi feita ainda em 2023, da Suécia ao Brasil, da linha de motosserras profissionais. “A intenção era manter o produto final próximo ao maior mercado consumidor, no caso América Latina”, afirmou ao Valor. 

A segunda parte do plano, em 2024, nacionalizou componentes para motores, que eram antes produzidos na China. Nesse caso, a transferência foi para evitar a taxação dos EUA. “Eles [EUA] tinham tarifas mais altas e específicas para a China. A transferência para São Carlos reduziu os custos e o preço final dos produtos voltados ao mercado americano”, disse o executivo. 

A terceira onda, para este ano, dá continuidade a essa estratégia e vai trazer alguns motores completos produzidos na China para o Brasil. Atualmente, 80% do que é produzido na fábrica de São Carlos vai para o exterior, com destaque para EUA e Colômbia, mas também para outros países da América Latina, África e Ásia. 

Também como parte da mudança de estratégia, a Husqvarna comprou no ano passado, a startup brasileira InCeres, especializada em análise de solo e agricultura de precisão. O modelo de negócios da InCeres, que faturou US$ 920 mil em 2023, baseia-se em assinaturas pelos produtores. O portfólio da linha agrícola da Husqvarna tem roçadeiras, motosserras, geradores, motobombas, pulverizadores e motocultivadores.

Com vendas em mais de 100 países, a Husqvarna está no Brasil desde 1978. Globalmente, a empresa faturou US$ 53,3 bilhões em 2023, queda de 1,4% em relação ao ano anterior. O lucro líquido ficou em US$ 2,2 bilhões, crescimento anual de 12,5%.

A companhia trabalha com três unidades de negócios: Floresta e Jardim, Gardena e Construção. O Brasil trabalha apenas com produtos para Floresta e Jardim e representa 3% do faturamento global dessa divisão.

Em termos de produção, porém, o Brasil tem maior importância, com 20% de tudo que é fabricado pela empresa e, com a expansão de São Carlos vai crescer ainda mais, disse Trindade.

Além das ampliações, a unidade de São Carlos terá também um Centro de Treinamento e Experiência para receber clientes, com oficina modelo para aulas práticas, sala de aula, loja conceito e espaço de interação.

“Criamos produtos para atender todos os agricultores com propriedades até 20 hectares, tanto para o cultivo de produtos, como para manutenção das propriedades. Com a aquisição da InCeres, podemos oferecer um suporte quanto à nutrição da planta, ou seja, entramos também com suporte ao produto final. Visamos com isso que o agricultor tenha maior produção, produtividade e qualidade”, afirmou Mauro Favero, presidente da divisão de Agricultura Leve no Grupo.

Com a InCeres, a agricultura de precisão está ao alcance de todos, transformando dados em decisões estratégicas para maximizar os resultados no campo. Fale com nossos consultores!

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