Olá, como você está? Esperamos que esteja muito bem e disposto, pois hoje temos mais um artigo especial para os consultores que atuam no mercado da Agricultura de Precisão.

A gente sabe, e muito bem, que a Agricultura de Precisão é um conceito que ainda gera um pouco de dúvidas na cabeça dos clientes, como outros tipos de soluções tecnológicas aplicadas ao campo.
Uma boa maneira de sanar estas dúvidas e influenciar novos clientes a adotar a AP em seu dia-a-dia é ter casos de sucesso dentro de sua própria consultoria, com clientes fiéis que se tornam promotores da sua marca, aumentando cada vez mais o seu alcance no mercado.

 

Mas como conseguir a fidelização destes seus clientes? E mais: como conquistar essa lealdade tornar eles promotores leais da sua solução? Este é o foco do artigo de hoje, onde vamos juntos responder esta questão, com diferentes tópicos e pontos de vista que, com certeza, vão agregar positivamente ao seu negócio.

 

1 – Resultados

Pode parecer meio óbvio este ser o primeiro tópico, mas é fazendo as coisas óbvias com perfeição que se conquista a confiança. Todo cliente quer resultados, no caso específico de uma consultoria agrícola, ele busca otimizar a sua produtividade e rentabilidade no campo.

A Agricultura de Precisão trabalha com uma série de conceitos e ações, tanto práticas, quanto teóricas, que devem ser postas em prática de maneira contínua a integrada. Isso garante um projeto de sucesso no campo, que gera resultados positivos.

Todo este processo leva um pouco mais de tempo, como você bem sabe e vivencia no seu dia-a-dia como consultor de AP, e não é fácil controlar as expectativas (e cobranças) de seus clientes com relação aos resultados.

O primeiro – e talvez principal – passo é ser claro com seus clientes. Clareza na hora de planejar as ações, delimitar os cronogramas e especificar que este projeto depende de várias etapas que trabalham em conjunto.

O resultado é gradativo, dá as caras ao longo do processo para que, ao final, seja visto de maneira perceptível em aumento de produtividade, em maior conhecimento do potencial produtivo da lavoura, na otimização do uso de insumos para uma produção mais rentável e sustentável.

Resultados podem vir também no dia-a-dia da sua equipe e na maneira com que ela atende seus clientes no campo. Com um processo mais dinâmico, com etapas que podem ser concluídas de maneira mais rápida e efetiva, sua equipe rende mais, pode atender cada vez mais demandas de seus clientes com qualidade e rapidez, conquistando sua confiança e inserindo-o cada vez mais em um cenário de fidelidade e promoção da sua consultoria.

Mais que um cliente, você ganha um parceiro que partilha junto contigo de todos os resultados positivos gerados neste processo!

2 – Produtividade em alta

O conhecimento do solo, seu estado natural e potencial que pode ser alcançado com as técnicas apropriadas são premissas bem fortes dentro da Agricultura de Precisão. Como você já sabe, isso faz com que você otimize os investimentos em insumos e correções e saiba detectar quais áreas da sua lavoura podem entregar uma produtividade maior.

Produtividade. Esta é a palavra chave que mantém seus clientes fiéis aos serviços prestados por você e sua equipe. Tal como no tópico anterior, não é em um “passe de mágica” que a lavoura de seus clientes vai passar a produzir mais.

Todos os processos, ações e etapas organizadas e executadas pelo agrônomo e sua equipe convergem para esta palavra. Um manejo da fertilidade bem executado, munido de mapas de recomendações precisos, além de outras informações sobre o solo e a produção ajudam na tomada de decisão que vai impactar positivamente na produtividade.

Índices de produtividade em alta = maior rentabilidade da lavoura. Não há cliente que não se encante por essa fórmula, que pode ser conquistada com muito esforço e planejamento, sim. E este é o melhor cartaz que você poderia desenhar sobre a sua consultoria: uma empresa que entrega resultados em produtividade e satisfação aos seus clientes, do início ao fim do processo.

3 – Faça valer o seu valor!

Cobrar mais barato para conquistar mais clientes não é uma alternativa viável e nem segura. Você e sua equipe batalharam, e muito, para conquistar esta posição que estão hoje, e que com toda a certeza você quer estar em outro patamar muito em breve.

Confie na qualidade do seu trabalho, da união e qualificação da sua equipe, além das ferramentas e conhecimentos agronômicos que permitem a vocês entregar para seus clientes as melhores soluções do mercado na sua região.

Conheça seus diferenciais e os use para se apresentar ao mercado, detecte as falhas em seus processos e trabalhe para corrigi-las, demonstre, na mais simples das ações no campo, a confiança e a eficácia que seus clientes esperam e sabem que podem encontrar na sua consultoria.

Isso faz com que seja criada uma identificação deles com a sua empresa, uma parceria forte em que todos saem ganhando, eles com uma prestação de serviço de qualidade, com resultados reais e positivos, e você conquistando novos clientes, fazendo seu nome em sua região ou setor que atua, tornando sua consultoria sinônimo de qualidade nos processos.

Quando seus clientes fidelizam com seu trabalho se tornam parceiros e divulgadores. Quem vê de fora os seus clientes satisfeitos e sua empresa crescendo não vai se importar de investir em um preço justo pela consultoria agrícola em AP, ainda mais pelo nível de benefícios que vai ganhar nessa parceria.

E aqui fica uma dica importante: conheça o trabalho e faça parte da ABPSAP (Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço em Agricultura de Precisão), entidade que reúne consultorias e prestadores de serviço em AP de todo o Brasil em busca de integrar o setor, auxiliar os profissionais da área em busca de maior desenvolvimento e fortalecer o movimento AP no Brasil. O site deles é http://www.abpsap.org.br/ e lá você encontra os detalhes sobre como se tornar um associado!

4 – Profundos conhecimentos agronômicos aplicados no campo

O cliente sente confiança suficiente para que a sua consultoria tome conta e oriente a tomada de decisões quando percebe que você e sua equipe são qualificados para o serviço e que possuem alto teor técnico na hora de planejar e executar as ações.

Conhecimento nunca é demais e é a única coisa que não pode ser tirada de nós mesmos. Por isso, é necessário sempre estar atento às revoluções e inovações do mercado agrícola, para entregar aos seus clientes a melhor solução baseada em profundos e relevantes conhecimentos agronômicos.

Isto é de extrema importância para a geração de resultados positivos no campo, agregando cada vez mais oportunidades de crescimento para sua consultoria e, é claro, para seus clientes. Quanto mais informações e dados, atuais e anteriores, sobre a lavoura, sua produtividade, os valores nutricionais do seu solo – com as detecções precisas de onde e o que precisa ser corrigido ou otimizado -, informações climáticas que afetam diretamente a produtividade, imagens de satélite com medições de NDVI que ajudam na detecção de problemas e facilitar as tomadas de decisão, entre outras “1001 ferramentas” que podem otimizar seus conhecimentos agronômicos, sua vivência na área e, é claro, uma tomada de decisão mais correta e eficaz.

Mais uma vez, um tópico complementa o outro, pois o resultado é o mesmo dos anteriores: os clientes sentem mais confiança no serviço prestado, percebem de maneira clara a importância destes conhecimentos na hora de aplicar a Agricultura de Precisão em suas culturas e como isso suporta o agrônomo na hora de ultrapassar quaisquer problemas que apareçam no meio do trajeto.

Profundos conhecimentos agronômicos trazem também novos adotantes à Agricultura de Precisão, pela automatização dos processos e eficácia dos mesmos, provando que a Agricultura Digital pode, de maneira simples e rápida, inovar o cotidiano dos profissionais do campo e quem busca consultoria.

 

Gostou das dicas? Ótimo, esperamos que elas façam a diferença na sua consultoria e seu relacionamento com seus clientes.

 

Até o próximo artigo!