Nós, como uma empresa de tecnologia de ponta aplicada ao campo, sabemos os benefícios desta parceria agrotecnológica, e que eles favorecem todas as camadas de profissionais que atuam e vivem da agricultura.

Se você é um consultor agrícola que já atua no mercado da Agricultura de Precisão sabe muito bem dos ganhos obtidos pelo uso da tecnologia, mas também das dificuldades enfrentadas no uso de algumas ferramentas, principalmente as que não são adaptadas à realidade do campo brasileiro.

Isto fica pior quando o assunto se chama integração com os laboratórios. Esta é uma etapa essencial dentro de um planejamento e da execução dos trabalhos, sendo que uma mísera falha neste processo pode acarretar grandes problemas mais para frente.

Está cansado de fazer importações manuais, copiar e colar colunas nas tabelas, uma por uma, em um processo chato, lento e totalmente inseguro para a sua consultoria e clientes?

Pois bem, este é o tema do artigo de hoje: você vai conhecer (e se identificar) com os principais problemas e percalços da integração e importação dos laudos laboratoriais e o melhor, os caminhos para solucionar este problema e otimizar sua parceria com os laboratórios.

Trabalho manual? Altos riscos, grandes danos!

Além de ser um processo extremamente moroso, quando você recebe o laudo do laboratório e precisa corrigir alguma posição da coluna ou célula via “copiar e colar”, você expõe a qualidade do seu trabalho a um risco altíssimo e preocupante.

A chance de ocorrer um erro humano é enorme, já que o volume de informações que são importadas nestas planilhas é grande, são dados complexos, únicos e valiosos.

Como cada resultado contido ali tem relação a um ponto amostral específico, com suas peculiaridades de análise, imagine o problemão que você enfrenta quando copia uma informação de um lugar e cola em outro completamente diferente…

E lá vai mais um risco de fazer estes processos manualmente: separar as análises por profundidades e converter os formatos das planilhas. Além de ser mais um processo passivo de erros humanos, é algo que deve ser feito planilha por planilha, talhão por talhão… Muito tempo e dinheiro desperdiçados.

Agora pare e pense: tudo o que você quer é prestar um serviço que seja sinônimo de confiança, qualidade e credibilidade, correto? Isto abre as portas da sua consultoria para novos clientes, um aumento significativo na área de atuação e processamento e aumento no volume de trabalho…

Seguindo esta toada do crescimento, fica a reflexão: os riscos e a lentidão dos processos crescem na mesma proporção quando você gera manualmente a importação dos laudos laboratoriais. Isto quando o próprio processo manual boicota você de crescer profissionalmente, não te dando capacidade e qualidade de serviço para crescer.

Inteligência artificial é a solução!

Estamos vivendo mais uma revolução na agricultura, dessa vez a que engloba as soluções tecnológicas para sanar os problemas do campo e seus profissionais. A inteligência artificial é aplicada no campo cada vez mais com sucesso, suportada por profundos conhecimentos agronômicos que transformam cálculos, análises, estatísticas e outras informações complexas para o usuário em plataformas de fácil acesso e entendimento.

Automatizar o processo, não só da importação dos laudos laboratoriais, mas também da geração da grande amostral, é uma maneira fácil e segura para conquistar resultados de qualidade.

Esqueça o tempo gasto copiando e colando tabelas, conferindo se as informações foram transportadas corretamente, se as profundidades e os elementos estão de acordo com o que foi planejado na grade amostral… É hora de deixar todo este trabalho oneroso e complexo de processamento de dados para as máquinas.

A tecnologia automatizada garante que você está importando os laudos corretos na área correta, de acordo com o ponto amostral definido e as análises de elementos solicitadas. É a garantia de que o laudo importado contém tudo o que você solicitou, de maneira correta e acessível.

Em 5 ou 10 pontos é fácil você garantir a qualidade das informações e importações de acordo com sua análise manual; mas quando você atua em escalas maiores, com 100 ou 200 pontos amostrais, cada um com suas peculiaridades e definições diferentes?

Para isso existem soluções tecnológicas como a InCeres, que checa, ponto-a-ponto, se a análise solicitada na geração da grade amostral bate com as informações entregues pelo laudo laboratorial, sejam informações de diferentes profundidades ou elementos. Tudo feito de maneira automática e de fácil visualização para o usuário, que detecta, em segundos, quais pontos estão corretos, com informações discrepantes ou faltantes.

Em poucos segundos você pode observar também se existem sobreposições nas informações coletadas, ou se algum dos pontos foi duplicado. Melhor ainda: o sistema aponta também caso a informação que esteja ali apresentada não corresponda à área exata onde ela foi coletada.

Quando você importa informações incorretas, recebe na mesma moeda quando os resultados retornam – no caso, mapas incorretos. Não adianta nada você caprichar na amostragem e, na hora da importação, as informações saem todas bagunçadas. É uma questão de padrão de qualidade dos processos, do início ao fim. É aí que a tecnologia se torna uma parceira indispensável.

Se, pouco acima no texto, vimos que é necessário manipular e converter as planilhas e seus formatos para leitura em outros sistemas, no InCeres você encontra mais um benefício e uma porta para o crescimento.

A plataforma processa e aceita quantos laboratórios forem necessários – e seus formatos de laudos – processando-os automaticamente. Some-se à este tempo ganho o que você também conquista na hora de gerar a grade amostral, muito mais eficiente do que as outras do mercado.

Este padrão de qualidade seguido ao longo do processo, suplementado por uma ferramenta de fácil uso e de inteligência artificial avançada no campo agronômico, permite que você tenha a melhor experiência dentro da Agricultura de Precisão possível.

Você tem assim as melhores recomendações do mercado, um relacionamento mais saudável com seu laboratório de confiança, além de permitir maior crescimento para seu empreendimento , vazão de trabalho para sua equipe e satisfação aos seus clientes. Se em outras plataformas você não tem clareza de como conseguir estes benefícios, pode confiar que com InCeres você conquista.

Obrigado pela leitura e aproveite os demais conteúdos do nosso blog.