Empresa inicia os trabalhos como uma das startups residentes do programa de inovação agtech da Raízen em Piracicaba

O time da InCeres reunido na inauguração da parceria com o Pulse - Hub de Inovação. (Foto: Amanda Vieira)
O time da InCeres reunido na inauguração da parceria com o Pulse – Hub de Inovação (Fotos: Amanda Vieira)

A InCeres foi selecionada como uma das empresas residentes do novo espaço de inovação promovido pela Raízen, o Pulse – Hub de Inovação. Na tarde do último dia 09 de outubro aconteceu a integração e apresentação do projeto à equipe de colaboradores da InCeres nas dependências do Pulse, em Piracicaba/SP.

O Pulse é um hub de inovação, ou seja, um projeto que engloba soluções do mercado agtech com alto potencial de mercado e inovação em um espaço de coworking de 500m², com 90 posições de trabalho, exclusivo para um grupo seleto de startups agro brasileiras.

Para o CEO da InCeres, Leonardo Menegatti, a seleção para ser umas das residentes do Pulse é a abertura de grandes (e novas) oportunidades no mercado agtech. “A participação no Pulse possibilita interagir, aprender e criar coisas que não são possíveis em outro local. Isso porque a cultura da Raízen é interessante e singular, afinal, a empresa saiu de um ambiente familiar e cresceu de uma maneira interessante e admirável. Fazer parte dessa cultura é uma oportunidade única de aprender a fazer grandes coisas com quem já fez”, conclui Menegatti.

Fabiana Tarabal, gestora do Pulse, explica um pouco mais sobre a essência do projeto. “É um ponto de encontro de pessoas que participam do ecossistema de inovação: pesquisadores, empreendedores, executivos de grandes empresas, investidores, etc. É um espaço onde as pessoas vem para trabalhar, gerar oportunidades de inovação, trocar aprendizados, conhecimentos, participar de eventos, etc”.

Atualmente, 14 empresas compõem o quadro de residentes do Pulse: 9 delas na categoria de associadas (InCeres, Agrosmart, Strider, Exact Farming, Pangeia Biotec, Elo Biomass.com, Drop, @Tech e Rain Company) e 5 na categoria de aceleração (Bart Digital, Agribela, Perfect Flight, SpecLab e Aimirim).

Além das ações e atividades promovidas pelo Pulse para todas as startups residentes, a InCeres vai receber mentoring por parte do projeto. “O papel da InCeres é crescer junto com o Pulse e com a Raízen, aprendendo com ícones do mercado”, acrescenta Menegatti.

“A intenção é oferecer um espaço que una a criatividade empreendedora com a experiência de membros do mercado e de investidores e que funcione por meio da experimentação, criando oportunidades reais de mercado e um verdadeiro ‘campo para teste de pilotos’. Além da Raízen, diversas empresas do setor estão visitando o espaço e proporcionando grande troca de conhecimento e oportunidades entre os membros”, conclui Fabiana sobre o networking criado em torno do Pulse e seus residentes.

 

Piracicaba: celeiro da inovação AgTech

AMA_6628

Menegatti destaca o protagonismo adquirido pela cidade de Piracicaba no cenário da agricultura digital do Brasil, elencando os pontos que reforçam e desenvolvem este cenário: Piracicaba possui um ecossistema forte para a agrotecnologia. O Pulse, ao lado da Usina da Inovação e da ESALQTec, por exemplo, é uma parte importante deste ecossistema. Essa troca de experiências dará mais força a este ambiente, com uma empresa ajudando a outra, compartilhando ideias para que todos saiam ganhando”.

“Piracicaba já vem se destacando com um dos polos de inovação e empreendedorismo do país. Assim, a Raízen decidiu contribuir para o fortalecimento da inovação da região e lançou o Pulse para movimentar o ecossistema inovador do AgTech Valley, como a região de Piracicaba já vem sendo chamada”, reforça Fabiana.

“É um ambiente de coworking ao lado de outras empresas inovadoras, propício para fluidez e desenvolvimento de ideias. Podemos utilizar todo o espaço do escritório compartilhado do Pulse como área de trabalho mas também de eventos e reuniões, com atividades que envolvem muita interação e network entre as selecionadas, para criar e inovar juntos o mercado agtech brasileiro”, conclui Leonardo Menegatti.

Texto: Zé Luiz Zuliani – Time de Comunicação e MKT InCeres

A gestora do Pulse - Hub de Inovação, Fabiana Tarabal, durante integração e apresentação do projeto ao time InCeres (Foto: Amanda Vieira)
A gestora do Pulse – Hub de Inovação, Fabiana Tarabal, durante integração e apresentação do projeto ao time InCeres (Foto: Amanda Vieira)