Agora é possível gerar mapas de recomendação mais completos e precisos, de maneira rápida, fácil e acessível!

thumbnail

Está nascendo um novo horizonte para a Agricultura de Precisão no Brasil, e esse horizonte está sendo traçado com uma sintonia fina entre nós, desenvolvedores de soluções tecnológicas para agricultura, e vocês, profissionais do campo, que sentem na pele os problemas enfrentados no dia-a-dia com a geração antiga dos softwares para Agricultura de Precisão.

Após extenso processo de pesquisa e desenvolvimento, de troca de experiências com usuários, bem como um olhar apurado sobre as necessidades do mercado e dos consultores agrícolas, agricultores e empresas do agronegócio, a InCeres levou além o conceito dos mapas de recomendação.

Este novo horizonte que surge para a Agricultura de Precisão no Brasil tem um nome simples, mas uma funcionalidade mega completa: R+, o novo Módulo de Recomendações da InCeres.

É hora de conhecer um pouco mais sobre os mapas de recomendação, os detalhes sobre o novo módulo e como seus pilares principais foram concebidos para oferecer a melhor solução em softwares para Agricultura de Precisão, gerar mapas de recomendação mais avançados e precisos e, é claro, contribuir para desenvolver a agricultura nacional.

Conheça agora as principais peças que compõem o novo Módulo de Recomendações da InCeres, como elas trabalham integradas entre si para gerar mapas de recomendação mais precisos e eficientes e, é claro, saber como você pode ter acesso a tudo isso e ser um parceiro da InCeres!

+ Imagens de satélite

A plataforma InCeres permite ao usuário personalizar o período de tempo e o nível de nuvens das imagens de satélite
A plataforma InCeres permite ao usuário personalizar o período de tempo e o nível de nuvens das imagens de satélite

Em poucos minutos, a plataforma InCeres gera automaticamente – a partir do contorno da fazenda ou de um talhão específico – a busca de imagens de satélite, obtidas pelo satélite Landsat 8 e que são processadas dentro da própria plataforma. O usuário seleciona o período inicial e final, a porcentagem de nuvens aceita para as imagens, e então são disponibilizadas as imagens que se encaixam nestas especificações.

O Novo Módulo de Recomendações da InCeres (R+) permite ao usuário ter acesso a dois diferentes produtos: a imagem visual RGB Falsa Cor e também o NDVI (sigla em inglês para Índice de Vegetação da Diferença Normalizada), oferecendo uma solução mais completa para a geração dos mapas de recomendação, com muito mais dados para serem processados e transformados em informações sobre a propriedade.

+ Mapas de fertilidade

Mapas de fertilidade gerados pela plataforma InCeres colaboram para recomendações mais precisas e eficientes
Mapas de fertilidade gerados pela plataforma InCeres colaboram para recomendações mais precisas e eficientes

A plataforma InCeres permite levar além o conceito de manejo da fertilidade do solo, oferecendo ao usuário o conceito da geoestatística aplicada à grade amostral, um processo mais eficiente na gestão das análises do solo (maior precisão com menor quantidade de pontos amostrados).

O novo módulo R+ ganha mais força ainda com as soluções para geração de mapas em krigagem e co-krigagem, que permitem a filtragem dos dados discrepantes nas amostragens, tendo como resultado mapas mais precisos ainda. É o segundo pilar que sustenta o Novo Módulo de Recomendações da InCeres.

+ Mapas de produtividade

De maneira simples e rápida, a plataforma InCeres carrega e processa os mapas de produtividade.
De maneira simples e rápida, a plataforma InCeres carrega e processa os mapas de produtividade.

A partir de um arquivo shape zipado, a plataforma InCeres e seu Novo Módulo de Recomendações carrega e processa, de maneira bem simples e rápida, os mapas de produtividade da propriedade.

Isso permite ao usuário utilizar as informações sobre produtividade de sua propriedade no Novo Módulo de Recomendações da InCeres, gerando resultados mais completos. Em breve, o módulo estará apto para leitura de arquivos em novos formatos das máquinas, as filtrando automaticamente e gerando mapas mais precisos ainda.

Chegamos ao terceiro passo da solução, que está ficando cada vez mais completa, hein! ;D

+ Informações sobre o clima

Este é um ponto que nos orgulhamos de dizer que surgiu a integração com outra startup que desenvolve ótimas soluções para a agricultura nacional, a nossa parceira, Agrosmart. Estamos em processo de pesquisa, desenvolvimento e integração de funcionalidades entre InCeres e Agrosmart.

Em breve, isso vai permitir que informações climáticas, pluviométricas e de umidade do solo, obtidas pelas estações climáticas da Agrosmart, sejam adicionadas e processadas pela plataforma InCeres, otimizando a produtividade no campo e completando o arco que sustenta as recomendações avançadas que são entregues pelo módulo R+.

Este é um compromisso da InCeres, da Agrosmart e a essência do projeto Fazenda Inteligente, lançado pelas duas empresas em parceria com AEGRO, Horus Aeronaves e Spec Lab durante o Agrishow 2017, que tem como missão desenvolver soluções inovadoras para a agricultura nacional e integrá-las, oferecendo aos usuários soluções acessíveis e completas.

Isto é o Novo Módulo de Recomendações – InCeres R+ 

Este é o resultado final: os mapas de recomendação gerados pelo novo módulo InCeres R+
Este é o resultado final: os mapas de recomendação gerados pelo novo módulo InCeres R+

A equação é muito simples: Imagens de satélite + fertilidade + produtividade + informações sobre o clima + expertise da InCeres em Agricultura de Precisão = Novo Módulo de Recomendações da InCeres, R+.

Estes são os principais pilares que sustentam este novo módulo desenvolvido e lançado pela InCeres. Todas estas soluções integradas oferecem ao usuário uma experiência mais completa na geração dos mapas de recomendação, levando além a imersão do mesmo dentro do universo da Agricultura de Precisão, tornando-a cada vez mais acessível e integrada.

Esta é a missão da InCeres: conhecer de perto as necessidades da agricultura brasileira e oferecer soluções eficientes para o manejo da fertilidade e difusão da Agricultura de Precisão nacional. Agricultura e tecnologia, lado-a-lado, para que todos os profissionais do campo saiam ganhando com esta parceria.

Se interessou pelo artigo de lançamento do R+? Então fica de olho: segue a gente nas redes sociais que em breve vamos lançar alguns vídeos tutoriais sobre a plataforma e a geração de mapas de recomendação no novo módulo.

Se você está pronto para entrar (e crescer) no mundo da Agricultura de Precisão, ou está disposto a optar pela melhor solução do mercado em softwares para manejo da fertilidade, então entre em contato com nossos consultores: basta clicar no menu principal e solicitar uma conversa; nossos representantes vão até você para apresentar todas as soluções da InCeres para a sua propriedade.