Empresa do Vale do Piracicaba cresceu 300% nos últimos dois anos e pretende triplicar faturamento até o final de 2016

A InCeres Sistemas para Agricultura de Precisão, startup do agronegócio sediada no Vale do Piracicaba – AgTech Valley, está recebendo investimento de R$ 2,5 milhões para revolucionar a área de agricultura de precisão. A empresa é especializada em soluções para manejo da agricultura e tem como carro-chefe o sistema InCeres, plataforma web que gerencia todos os dados da fertilidade do solo. O plano da empresa é tornar-se a maior fonte de dados para a agricultura, o “big data do agronegócio”.

“A InCeres surgiu por acaso como resposta a uma série de dificuldades que as consultorias agronômicas enfrentavam no dia-a-dia do atendimento a produtores rurais e processamento de inúmeros mapas sem um controle dos dados que entravam e saiam dos sistemas. A ideia era criar um sistema que funcionasse de forma rápida, segura e com qualidade superior”, afirma Leonardo Menegatti, sócio-proprietário da empresa. “A InCeres é inovadora por automatizar todo o processo geoestatístico envolvido na agricultura de precisão, por oferecer um sistema único de gestão da amostragem de solo, por ser fácil de usar, e ainda permitir que empresas do agronegócio ganhem eficiência na gestão das lavouras. Conseguimos aumentar em até 10 vezes a capacidade de processamento de dados na agricultura de precisão e ainda reduzir custos’, explica Menegatti.
O investimento está sendo realizado pelo Fundo de Inovação Paulista e será guiado pela SP Ventures. O FIP, que foi idealizado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, conta com o apoio e recursos da instituição e também da FINEP, FAPESP, Sebrae-SP, CAF e Jive Investments. “A InCeres possui competências únicas no agronegócio, além de estar na vanguarda das tecnologias para a agricultura. Acreditamos que ela seja a convergência entre a fronteira da ciência agronômica com a revolução da computação em nuvem”, comenta Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures. “Nós tivemos a sorte de sermos os parceiros de uma empresa visionária que aumentará significativamente a produtividade da agricultura nacional”, finaliza o executivo.
O investimento será direcionado para a área comercial e de desenvolvimento da empresa, o que inclui contratações de gestores, representantes e especialistas em softwares. Nos últimos dois anos, a empresa cresceu 300% e espera triplicar o faturamento até o final de 2016.
Localizada em Piracicaba, interior de SP, a InCeres faz parte da ESALQTec Incubadora Tecnológica e do grupo de empresas do ecossistema do Vale do Piracicaba, pólo brasileiro de tecnologia voltado à inovação agrícola. A startup tem grande sinergia com a área acadêmica e tem como propósito colaborar de forma ativa para o desenvolvimento da agricultura brasileira.
“Startups e empresas paulistas de alto impacto, como a InCeres, estão no radar do Fundo Inovação Paulista. Além de tecnologias agropecuárias , o foco do FIP são negócios de perfil inovador nos setores de T.I e comunicação, nanotecnologias e tecnologias em saúde”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.