os-desafios-da-agricultura-de-precisao

Na sociedade contemporânea, a tecnologia destaca-se no setor agropecuário pelo custo/benefício. Os sistemas otimizam os processos, reduzindo custos, gerando lucro e economia, além de atuar de forma eficiente na administração. Neste contexto, a agricultura de precisão tem contribuído de forma positiva, aumentando a produtividade nas culturas e também mantendo a qualidade no meio ambiente.

Mas, esta nova tecnologia tem apresentado muitos desafios para o agronegócio. Apesar das vantagens, a agricultura de precisão encontra barreiras como a falta de informação ou treinamento, disponibilidade de recursos ou equipamento, padronização de comunicação entre os fabricantes, além da dificuldade de sinais de internet ou telefone, por exemplo.

Desta forma, a falta de comunicação é considerada um dos maiores entraves para a aplicação do sistema, uma vez que se torna um fator limitante. Assim, é fundamental estudar e reconhecer o processo como um todo, conhecendo as suas características, peculiaridades e aplicação. Por exemplo, por meio da agricultura de precisão é possível monitorar as colheitas e, assim, ter acesso a dados precisos sob a sua produção. Neste sentido, deve haver disposição para aprender e estudar o sistema, a fim de conhecer os seus benefícios e vantagens.

Além disso, a implantação do sistema depende de recursos orçamentários. A falta de recursos, por exemplo, impacta em diversos fatores que são essenciais para a manutenção do processo. Outro desafio é a falta de disponibilidade de ferramentas, pois, geralmente, as fazendas estão situadas em locais distantes ou de difícil acesso. Isso implica falta de manutenção no sistema, atraso em acompanhamento da tecnologia e, assim, resultando em eventuais atrasos no sistema operacional.

Apesar dos desafios enfrentados pela agricultura de precisão, a tecnologia é uma aliada do agronegócio. Assim, o agricultor deve ter foco, disponibilizar recurso e investir no sistema, possibilitando economia de tempo nos processos e redução de custos, além de facilitar a aplicação de insumos do processo. Além disso, por meio da tecnologia, o agricultor tem a capacidade para tomar decisões mais rápidas e de forma embasada, pois tem um controle melhor da atuação do seu negócio.

Para facilitar o agronegócio, a empresa InCeres oferece um software que atua no manejo de lavouras e, assim, otimiza resultados e contribui para a redução de custos no processo. Saiba mais no site: http://45.55.47.56/.