As vantagens do uso da tecnologia no Agronegócio

A tecnologia tem como finalidade agregar praticidade e facilitar a execução de tarefas, sobretudo na agricultura. Com as últimas transformações, por exemplo, novos sistemas de gerenciamento foram desenvolvidos, para lidar com a competitividade do setor. Atualmente, os produtores rurais, consultores agrícolas e diretores de companhias agro precisam se especializar e conhecer as novas demandas tecnológicas que atuam no agronegócio.

Neste sentido, a agricultura de precisão vem ganhando espaço no mercado, sendo considerado um sistema com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a produtividade por meio de tecnologias que envolvem tratores, GPSs, controladores de aplicação e análises de solo dentre outros.

Tudo isso é utilizado com um mesmo propósito: compreender a variabilidade do solo, seus níveis nutricionais e as necessidades que devem ser corrigidas. Quanto mais ferramentas, mais informações. Quanto mais informações, um resultado mais efetivo.

Desta forma, este tipo de agricultura visa gerir o campo de produção de maneira exata, a fim de aplicar os insumos e os recursos no local adequado para a produção, evitando desperdício e aumentando a produtividade no setor. Assim, a agricultura de precisão tem como finalidade otimizar os sistemas que são usados na agricultura com enfoque no manejo das diferenças produtivas e também dos fatores que envolvem o processo, incluindo as variabilidades, que podem causar diferença na produção.

A agricultura de precisão possibilita um conhecimento amplo para a produção, o que vai facilitar a tomada de decisão durante o processo pelo produtor. Além disso, este sistema contribui de forma positiva porque passamos a tratar de maneira diferente coisas que são efetivamente diferentes, tratando da variabilidade. Dessa maneira, é possível ter um aumento global na produtividade.

Também é papel da agricultura de precisão atender as diferenças no campo, tratando com mais insumos áreas de maior produção, fazendo com que essas áreas produzam mais ainda e, por outro lado, reduzir adubação em áreas de pouco potencial produtivo.

O sistema também tem outras vantagens como a maior capacidade e flexibilidade para a distribuição dos insumos durante o processo, aplicação localizada para sustentar a produtividade, contribuindo para o meio ambiente.

Por meio da agricultura de precisão, há redução de custos no processo, diminuição do grave problema do risco da atividade agrícola, controle do risco da situação pelo uso da informação, maior produtividade na lavora, mais tempo livre para o agricultor, além de melhoria do meio ambiente pelo menor uso de defensivos.

Desta forma, as novas tecnologias e os sistemas de gerenciamento têm apresentado resultados eficientes e efetivos para o agronegócio, contribuindo para a lucratividade e evitando desperdícios na produção.

No blog da InCeres você encontra vários artigos sobre Agricultura de Precisão, suas principais funcionalidades e soluções, bem como entende mais sobre como a InCeres é a melhor opção para o manejo da fertilidade do solo e o processamento de dados coletados.

Só a InCeres é capaz de gerar os melhores resultados em geração de mapas de fertilidade, mapas avançados para recomendação, mapas de produtividade mais completos e integração total com as aplicadoras, entregando para você a solução completa em Agricultura de Precisão.

Acompanhe nossos artigos, faça download de nossos conteúdos especiais no canto direito da tela e acompanhe também nossos webinares. É a InCeres em um compromisso firme de desenvolver a agricultura brasileira lado-a-lado com a tecnologia e lado-a-lado com você.

Recomendado Posts