Uma “Nova Visão para a Agricultura”: compromisso que alimenta bilhões

Programa promovido pelo Fórum Econômico Mundial elenca pontos importantes e reúne diferentes de profissionais do campo, empresas públicas e privadas e produtores para um objetivo importante: encontrar saídas sustentáveis para alimentar a população global e seu ritmo rápido de crescimento

Uma nova visão para a Agricultura

Como nós, de forma nutritiva e sustentável, iremos alimentar uma população global de 8.5 bilhões de pessoas até 2030?

Os sistemas de alimentação atualmente não fornecem alimentos nutritivos de forma ambientalmente sustentável para a população mundial. Aproximadamente 800 milhões de pessoas estão em condições de subnutrição, enquanto 1,2 bilhão estão acima do peso ou obesas. Ao mesmo tempo, a produção de alimentos, transporte, processamento e perdas estão colocando uma pressão insustentável sobre os recursos ambientais.

A New Vision for Agriculture, programa definido pelo Fórum Econômico Mundial e seus parceiros em 2009, sustenta que para atender as necessidades mundiais de forma sustentável, a agricultura deve, de maneira simultânea, fornecer comida, segurança, sustentabilidade ambiental e oportunidades econômicas.  A visão tem uma meta de 20% de crescimento em cada uma destas áreas por década até 2050.

Atingir estes objetivos requer uma transformação no setor da agricultura, alavancando o mercado baseado na aproximação através de um esforço coordenado entre todos os stakeholders, incluindo produtores, governo, sociedade civil e o setor privado.
Os fatores para o sucesso na transformação do setor agrícola à nível nacional incluem a configuração da direção correta através da liderança, estratégia e modelos de investimento, e escalar a transformação através das finanças, infraestrutura, instituições e monitoramento.
O projeto NVA engaja quase 600 organizações para fortalecer a colaboração entre stakeholders relevantes. À nível global, o programa é parceiro do G7 e do G20, facilitando assim a liderança informal no diálogo e colaboração. Nos níveis regionais e nacionais, foi um catalizador de parcerias em diferentes níveis em 21 países, incluindo a Grow Asia, Grow Africa, NVA Índia e NVA América Latina.
Juntos, estes esforços mobilizaram mais de US$ 10.5 bilhões em compromissos de investimento, dos quais quase US$ 2.5 bilhões já implementados, atingindo mais de 10 milhões de pequenos produtores até hoje. Em 2017, o NVA está comprometido a dar suporte e aprofundar as ações com os beneficiados na Índia e América Latina.
Por meio da experiência das parcerias com estes diferentes stakeholders em todos os 21 países em que atua, o NVA desenvolveu um novo modelo para parcerias com multi colaboradores na agricultura – baseado em uma visão compartilhada, uma configuração de princípios a serem seguidos e uma série de táticas. Em 2017, o NVA está compartilhando este modelo globalmente com praticantes e líderes com um exemplo efetivo da aproximação com diferentes stakeholders na agricultura em contribuição com as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Rede Líderes Transformadores da New Vision for Agriculture engaja e reúne cerca de 150 líderes atuantes e com experiência para troca de conhecimento, de práticas e experiências entre regiões e setores diferentes. A Rede visa melhorar os impactos positivos das parceiras filiadas ao NVA, promover o desenvolvimento da liderança e fortalecer a colaboração entre as partes interessadas.
O artigo original você encontra aqui.

Recomendado Posts