A importância do planejamento de safra para maximizar resultados

planejamento de safra e sua importância

Toda boa produção agrícola requer um planejamento de safra bem feito. Afinal, é por meio disto que o produtor consegue estabelecer e adotar uma estratégia eficaz. 

Contudo, esta organização possui várias etapas, cada uma com suas características. Dessa forma, é necessário conhecer e entender suas particularidades. Dessa forma é possível alcançar os melhores resultados possíveis.

Então, venha conferir o que é o planejamento estratégico e como aplicá-lo no seu agronegócio!

O que é o planejamento de safra

O planejamento de safra nada mais é do que um plano de ação com o objetivo de administrar os processos envolvidos durante o período de safra. Dessa forma acaba por determinar tudo que precisa ser feito no decorrer desse ciclo visando os resultados que pretende-se alcançar.

Por meio deste planejamento, é possível adotar a melhor estratégia para evitar impactos negativos na produtividade. No entanto, é preciso analisar várias questões, pois cada estágio da lavoura possui características próprias e deve ser pensado com cuidado.

Saiba mais sobre cada fase:

Pré-safra

Nesta etapa, cabe ao produtor dar início ao planejamento. Este é o momento de estabelecer o valor aproximado de quanto será investido na safra. 

Caso seja necessário, é a fase de contratar empresas e profissionais para auxiliar em uma análise integrada. 

Avaliação do Solo

Dando início de fato ao planejamento de safra, o primeiro passo é avaliar os atributos do solo. Assim, é preciso analisar indicadores químicos, físicos e biológicos, tais como: a textura, densidade e nutrientes. 

Esta avaliação é importante para conhecer as condições do solo e entender se a área  está pronta para receber as sementes. Pois, só assim dá para saber se as operações podem ser iniciadas, o plantio ou preparo de solo. 

Identificação de Pragas

Ainda é necessário identificar se a área está com baixa incidência de pragas e outros fatores que possam atrapalhar o rendimento da lavoura. Caso não esteja, será preciso cuidar dos talhões infestados.

Há diversas formas de controlar pragas, sendo que cada produtor deve utilizar a mais adequada para a sua lavoura. Diante disso, a ajuda de profissionais  é indispensável  para elaborar a melhor estratégia de controle. 

Calendário Agrícola

Para finalizar, o planejamento de safra deve levar em conta o calendário agrícola. Isso significa que o plantio só deve começar nas datas mais adequadas de acordo com a cultura e a região que o produtor se encontra.

Este cronograma irá variar bastante de acordo com a localidade da propriedade e o tipo de Cultivar. Uma vez analisados os fatores agrometeorológicos que interfiram no plantio na região. 

Como fazer o planejamento integrado de talhões

Os talhões são áreas separadas para o cultivo. Deste modo, a presença de uma plataforma tecnológica facilita muito o processo de planejamento integrado de talhões.

Graças a agricultura de precisão, atualmente, é mais fácil realizar esta integração. Visto que dá para visualizar e entender as características de cada talhão com o auxílio de plataformas destinadas à Agricultura de Precisão.

Por que investir na InCeres para o seu planejamento de safra

Com o avanço de novas tecnologias, o planejamento de safra se tornou cada vez mais fácil. E a InCeres está presente no mercado desde 2014 oferecendo as melhores soluções para uma gestão agrícola eficiente.

O nosso software trabalha entregando aos nossos clientes todas as informações necessárias para uma gestão eficaz da propriedade agrícola. 

Além disso, nossa plataforma também está presente na análise de resultados. Assim, é possível entender no que o planejamento obteve sucesso e onde há necessidade de melhorar. 

A plataforma Coleta Agile

Por meio da plataforma Coleta Agile, o produtor tem acesso a todas as informações sobre a amostragem de solo diretamente pelo celular ou pelo tablet, visto que uma amostragem de solo bem feita é essencial para uma boa produtividade.  

Assim, ele consegue otimizar as etapas e recursos relacionados a esses processos. Realizando mapeamento de talhões e gerando grades de amostragem com muita facilidade, além de receber análises solo de laboratórios conveniados.

O Coleta Agile funciona até mesmo sem internet e conta com versões tanto para IOS, quanto para Android.

Entendeu a importância de um planejamento de safra e como a InCeres pode te ajudar nisso? Então, entre em contato com os nossos consultores e venha conhecer mais sobre os benefícios da agricultura digital.

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *