As imagens de satélite estão entre as inovações tecnológicas mais interessantes e úteis para o desenvolvimento da agricultura. Por meio delas é possível monitorar a lavoura no decorrer da safra e com isso, contribuindo, juntamente com análises de fertilidade e produtividade, no manejo da área.
Mas você sabe de qual forma as imagens de satélite auxiliam na produção agrícola?
A InCeres te explica e mostra os benefícios que essa inovação traz para a sua lavoura.
Venha conferir!
Por que imagens de satélite são importantes na agricultura
A utilização das imagens de satélite na agricultura auxilia a monitorar a lavoura desde o pré-plantio até a colheita.
Assim, é possível analisar, por meio de índices vegetativos, o desenvolvimento da lavoura identificando possíveis problemas que podem estar localizados em partes específicas do talhão.
Dentro da plataforma InCeres, podemos analisar um histórico de imagens, direcionando para o estudo safras anteriores. Estes dados são bastante úteis pois com a comparação de safras, podemos investigar, juntamente com análises de fertilidade e produtividade, se as estratégias de manejo, tanto de fertilidade como de pragas, estão sendo eficientes na lavoura.
Há várias formas de calcular índices vegetativos pelas imagens de satélite,entre elas estão o NDVI e o SAVI. Venha entender um pouco mais sobre eles:
NDVI
NDVI é uma sigla para Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Esta é uma das técnicas mais utilizadas para monitorar a vegetação via imagens de satélite.
A adoção do NDVI é pioneira e revolucionou a gestão de muitos campos agrícolas. Venha saber como:
O que é, e para que serve
A NDVI é um índice gerado a partir de imagens em frequências específicas captadas pelos satélites como o Sentinel e o Landsat.
E a partir disso, podemos calcular índices vegetativos e analisar de forma visual como a lavoura está se comportando no momento em que a imagem foi capturada.
Com esses indicadores é possível gerar uma série de dados que são utilizados para monitorar a lavoura.
Benefícios
Com o NDVI, os produtores agrícolas conseguem caracterizar, monitorar e comparar sua plantação por meio de dados confiáveis, além disso, investigar como o talhão está se desenvolvendo em partes mais isoladas do talhão, onde o acesso é limitado.
SAVI
O SAVI é outro modelo que faz uso das imagens de satélite para esta mesma finalidade.
A diferença entre ambos é que o SAVI é uma versão do NDVI que passou por algumas modificações. Confira mais sobre:
O que é, e para que serve.
SAVI significa Índice de Vegetação Ajustado ao Solo. Tal como o NDVI, este indicador analisa as condições da lavoura, porém sendo mais indicados em condições específicas, como o pós plantio, onde a lavoura está emergindo e índices como o NDVI não são indicados para esse tipo de situação.
Este índice, juntamente com o NDVI, auxiliam no monitoramento da lavoura.
Benefícios
O maior benefício do índice SAVI é a sua cobertura mais precisa. Deste modo, o SAVI é mais indicado para o início da safra, após o plantio.
Além desta vantagem, esta medição apresenta todos os benefícios do NDVI. Logo, o SAVI também auxilia no monitoramento e na tomada de decisões assertivas pelo agricultor.
Gostou de saber mais sobre o uso de imagens de satélite na agricultura? Então acesse o blog da InCeres e conheça mais sobre o uso e os benefícios da tecnologia na produção agrícola.
Se desejar outras informações, entre em contato com a InCeres e saiba como as nossas ferramentas ajudam agricultores de todo o país a ter melhor desempenho na safra.
Até mais!