Tereos gera economia de tempo em aplicações de fertilizantes com solução da InCeres

Uma parceria entre a InCeres, startup de gestão agronômica e agricultura  de precisão, e a francesa Tereos, do ramo de açúcar e álcool, está produzindo os primeiros resultados no campo. Entre janeiro e junho de 2022, a startup implementou uma solução digital de monitoramento da fertilidade do solo e nutrição de plantas que tem economizado tempo dos trabalhadores e melhorado a qualidade das aplicações de calcário, gesso e adubos da companhia.

De largada, um dos ganhos foi de 108 horas de espera pela recomendação agronômica de 500 áreas de reforma de canaviais das usinas, dado que a plataforma da InCeres tem produzido esta informação para a Tereos em 2 minutos, ao passo que a solução utilizada anteriormente levava 15 minutos para emitir um diagnóstico, segundo Bruno William da Silva Santos, da área de tecnologia agrícola da companhia.

Time de campo durante o treinamento e execução de atividades propostas pela InCeres (Foto: InCeres)

“A redução do tempo permite que as pessoas sejam direcionadas para outros serviços e, principalmente, consigam realizar uma análise mais detalhada dos dados gerados pela InCeres”, destaca Santos. Além deste resultado, a expectativa da Tereos é que as aplicações mais assertivas produzam um incremento no desempenho das lavouras, o que poderá ser medido quando acontecer a primeira colheita.

Projeto em 100% da área

Leonardo Afonso Angeli Menegatti, CEO da InCeres, conta que a solução de monitoramento da fertilidade do solo e nutrição de plantas da startup já está rodando de ponta a ponta e na área produtiva total da Tereos, que corresponde a 150 mil hectares de cana-de-açúcar no entorno das sete usinas da empresa no Noroeste Paulista.

No fechamento do contrato, dois fatores pesaram para a tomada de decisão: primeiro, a possibilidade de teste da solução de forma gratuita por 30 dias e, depois, a confiabilidade na entrega da startup, essencial para convencer os trabalhadores a aderirem à tecnologia.

“Tivemos acesso a um período de teste de 30 dias para experimentar a plataforma da InCeres, o que nos trouxe a confiança de aderir à solução na área total quando o serviço foi contratado, e os nossos funcionários entenderam o quê e porquê iríamos trabalhar de uma forma diferente”, conta Renan Guasti, Líder de Gestão de Relacionamento entre TI e Negócio, que trabalha na Tereos analisando novos projetos voltados à implantação de melhorias e reestruturações de processos.

“Foi realmente mostrando, através de gráficos e mapas, que a coisa funciona que conseguimos trazer nosso time para perto. Tudo isso, muito por iniciativa do José Carlos Monteiro Junior, que é Gerente de Tecnologia e Topografia da Tereos, e ficou responsável pelo projeto”, diz Guasti. Assim, cerca de 100 pessoas foram treinadas pela InCeres para adotar a rastreabilidade em todo o processo de aplicação de insumos por meio de técnicas de agricultura de precisão.

Mudança nos processos

Menegatti explica que foi feito um trabalho de definição da jornada de cada trabalhador da Tereos para uso da ferramenta da InCeres, a fim de garantir uma assertividade de 90% no resultado final das aplicações, considerando todos os hectares manejados.

Como as amostras eram realizadas antes (Foto: Tereos)

Na etapa de planejamento das atividades de fertilização, por exemplo, a mão de obra já precisa demonstrar o compromisso com a coleta de solo no local exato designado pelo software da InCeres. “Se a pessoa não está no ponto exato, ditado pelo georreferenciamento, o sistema não deixa que ela registre aquela coleta”, afirma o empreendedor.

Por isso mesmo, entender a importância dos processos e os ganhos que uma recomendação agronômica bem-feita proporciona são etapas anteriores à implementação da tecnologia. “Foi o fim das anotações a caneta nos saquinhos de amostragem de solo, evitando qualquer erro de leitura depois”, diz Guasti, ressaltando ainda a relevância de se poder auditar todo o processo. Da implantação da tecnologia na Tereos, também participaram ativamente Nelson Pozzi, Diretor de Operações InCeres, e Gislene Lopes, Gerente Comercial da startup.

Como as amostras são feitas agora (Foto: Tereos)

Além de empresas do setor de cana-de-açúcar, a InCeres atende produtores de soja, milho, sorgo, algodão, café, citros, macadâmia, banana, manga, canola, melão, entre outras culturas. No Brasil, está presente em 18 Estados e atua também no Paraguai e Colômbia. Os planos agora são expandir os serviços na América Central e do Sul.

Em 2021, a InCeres monitorou 3,5 milhões de hectares produtivos e em 2022 o número já está se aproximando dos 4 milhões de hectares. Desde a fundação, em 2013, a startup processou dados de mais de 13 milhões de hectares de lavouras. Atualmente, seu time soma 26 pessoas, que atendem clientes como Tereos, Scheffer, Amaggi, Cocamar, Comigo e Cocari.

Texto por Marina Salles

Fonte: AgTech Garage News