O mundo não será mais o mesmo depois de sairmos desta pandemia. Hoje, neste novo cenário, a premissa de que competitividade significa inovação vale ainda mais.

A alta do dólar – que chegou a atingir o pico de R$ 5,70 – somada às restrições tomadas em função da pandemia da Covid-19, têm transformado o agronegócio em escala global, segundo o portal de notícias Compre Rural. O fato é que tudo está diferente e todos nós temos que encontrar novas formas de obter os melhores resultado a partir dos recursos disponíveis.

A InCeres sabe que o agro têm seguido por caminhos novos, por isso temos grandes desafios, desafios esses que motivam toda a nossa equipe. Desde de março estamos trabalhando em home office e as nossas principais preocupações foram manter o contato próximo com o nosso cliente, mesmo fora do escritório corporativo, e seguir com uma equipe afinada, mesmo estando cada um em sua casa.

Num prazo bem curto a realidade mostrou-se bastante diferente, e melhor. Há um tempo já estávamos nos preparando e tomando diversas ações para tornar possível o trabalho à distância, tínhamos uma rotatividade entre pessoas trabalhando em casa e no escritório, estávamos habituados a algumas ferramentas de comunicação e também a trabalhar com a equipe de forma remota. Para nós foi apenas uma aceleração ao adotarmos esse modelo em tempo integral e os resultados foram completamente positivos, não apenas em rendimento, mas também em desenvolvimento de produtos.

Durante o isolamento descobrimos que é possível manter a produtividade e entregar valor à distância. E o agricultor percebeu que isso vale pra ele também.

O agricultor percebeu que não há necessidade de tanta gente visitando a sua fazenda e que seu negócio segue da mesma forma com um número razoavelmente menor de visitas.

E a tecnologia tem um papel fundamental nessa nova realidade. Esse é o outro desafio:trazer essa experiência para os nossos produtos.

Analisando as jornadas do agricultor e do consultor, alinhadas aos desafios do agricultor, percebemos diversos pontos onde a comunicação, a “teleagronomia” e a troca de informações podem ser um diferencial competitivo por tornar essa dinâmica mais fluída, assertiva e natural.

Desta forma, começamos a investir em novas tecnologias, novas maneiras de utilização dos nossos produtos pelo cliente com o objetivo de facilitar ainda mais o uso dos dados nas fazendas e o compartilhamento entre o consultor e o agricultor. Temos como certo que essas mudanças vão proporcionar um salto tecnológico importante.

Objetivo que se mantém sólido na InCeres é estar junto com o cliente para aumentar a sua produtividade, gerando valor com a responsabilidade de se manter próximo.

É fundamental manter o distanciamento social, mas, ao mesmo tempo temos que estar próximos e sermos uma fonte confiável de informação, com foco na entrega do que é relevante e no que vai fazer a diferença para o negócio e para as pessoas que são clientes, funcionários, fornecedores e parceiros.

Para nós da InCeres é fundamental intensificar o nosso relacionamento, construído com base na confiança, e entregar tecnologia que faz a diferença no resultado dos negócios.

Conte com a InCeres para seguir com você nesse novo mundo.

Leonardo Menegatti