O que é Conectividade Rural e como ela pode potencializar seus resultados

conectividade rural

A conectividade rural é essencial para análise integrada e planejamento estratégico do campo. Com ela é possível aumentar a produtividade e otimizar os recursos.

Na Agricultura de Precisão, é importante a implementação de tecnologia e inovação na lavoura tendo como principal objetivo mais eficiência nas atividades de gerenciamento do seu agronegócio. Assim, otimizando os recursos e alcançando melhores resultados.

Que saber mais sobre conectividade rural e como melhorar os resultados do seu agronegócio? Então continue a leitura.

O que é Conectividade Rural

Segundo o Ministério Brasileiro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a conectividade rural é um dos pilares para a implementação da agricultura digital.

Com a ampliação da conectividade rural, os produtores de pequeno, médio e grande porte passam a ter mais acesso ao conhecimento de tecnologias e oportunidades que Irão transformar e atualizar os sistemas  de gerenciamento da lavoura, atuando diretamente no ciclo produtivo e tendo como principal objetivo o aumento da produtividade e eficiência nas operações da fazenda.

Os projetos que visam a ampliação da conectividade no campo, são grandes desafios que, após serem concluídos, podem trazer benefícios para os  processos no campo, como:

  • Atualizar os sistemas de  gerenciamento para melhorar os resultados de produtividade
  • Redução dos custos e otimização do tempo;
  • Acesso a novas tecnologias, como softwares de análise, para uma gestão integrada e agricultura de precisão;
  • Acesso a novos maquinários, informações e oportunidades que ajudam a transformar os processos no campo. 

Apesar dos benefícios, atualmente, no Brasil, não são todas as regiões  que possuem acesso a internet de qualidade, podendo dificultar a integralização de novas tecnologias no campo.

Dessa forma, é necessário a aplicação de políticas públicas e ampliação da infraestrutura para que essa tecnologia seja melhor aproveitada e distribuída em todo território nacional.

Tecnologia 5G e a Internet das Coisas no Agronegócio

Atualmente, o Brasil é líder mundial na produção de produtos ligados ao agronegócio como: soja, café, cana-de-açúcar e carne bovina. Apesar dessa liderança, o Brasil ainda possui uma pequena taxa de conectividade nos meios agrícolas. 

Durante a pandemia, o agronegócio se manteve em expansão, apresentando um bom crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2021.

Esse cenário pode melhorar ainda mais, através de projetos de inovação tecnológica no campo, como a ampliação das redes 4G e 5G, disponibilizando mais recursos no campo. 

Dessa forma, com o uso das ferramentas digitais conectadas, é possível aumentar a eficiência no uso de áreas agrícolas, tendo como principal consequência melhores resultados no decorrer do ciclo produtivo. 

Em um cenário onde a agricultura digital é praticada, a utilização de sensores que necessitam de uma conectividade é uma realidade. A internet das coisas facilita os processos de comunicação e obtenção de dados. 

Os sensores com essa tecnologia permitem a captação de dados, como os detectores de umidade de solo e desempenho animal, que são processados em plataformas de análise e visualização interativa dos dados. Auxiliando, portanto, o produtor na tomada de decisão. 

O que a plataforma InCeres te proporciona?

A InCeres é uma AgTech, que atualmente possui a plataforma de Agricultura de Precisão mais completa do Brasil, projetada para melhorar a eficiência e a produtividade do trabalho no campo.

Essas soluções digitais bem estruturadas através de um planejamento agrícola disponibilizam, imagens, dados e inteligência artificial que auxiliam nas estratégias e nas tomadas de decisões.

Confira, o que a plataforma da InCeres proporciona:

Conectividade com Equipamentos

A inceres proporciona às suas plataformas que, de forma simples, auxiliam na coleta de amostras em campo.

Dessa maneira, com o uso do aplicativo Coleta Agile, é possível criar talhões e grades de amostragem personalizados para atender as necessidades da sua área. 

Além disso, é possível fazer todo o processo de amostragem do solo pelo celular ou tablet, estando off-line. Os dados ficam armazenados no dispositivo utilizado durante a operação de coleta até a transferência para a plataforma, quando o usuário tiver conexão com a internet

Geração de mapas de aplicação em taxa variada e fixa

A tecnologia e a inovação são grandes aliados da agricultura de precisão. Necessários para integrar a comunicação, permitindo mais agilidade nas atividades, controle e análise do seu agronegócio.

Através da Plataforma InCeres, é possível produzir mapas de aplicação personalizados, ou seja, de acordo com as necessidades da região onde o produtor se encontra, proporcionando mais eficiência nas aplicações de insumos.

Otimização de recursos

Com a plataforma InCeres é possível fazer, avaliações das lavouras por meio de imagens de satélite, geração de mapas de fertilidade, produtividade, compactação, monitoramento de pragas, dentre outras funcionalidades.

Dessa forma, é possível utilizar os insumos na medida e no lugar certo,  impactando diretamente na redução dos custos de insumos e das operações em campo.

Assertividade na tomada de decisões

A plataforma InCeres conta com recursos BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) e algoritmos de Inteligência Artificial, que irão auxiliar no gerenciamento das atividades do seu agronegócio.

Esses recursos permitem obter dados das operações feitas em campo , que são importantes para auxiliar na elaboração de melhores estratégias e nas tomadas de decisões para o seu agronegócio. 

A melhor plataforma de conectividade rural

A InCeres possui a plataforma de conectividade rural mais completa do país. Através dela é possível gerenciar o seu negócio em qualquer região.

Nesse contexto, é disponibilizado o acesso a todos os dados dos talhões e das fazendas organizados em um formato que permite ter uma visão de tudo que está acontecendo.

Confira as funcionalidades da plataforma InCeres:

  • Gestão de usuários e atividades;
  • Amostragens inteligentes;
  • Mapas de fertilidade;
  • Mapas de Pragas e análises foliares;
  • Mapas de produtividade e compactação;
  • Imagens de satélite;
  • Álgebra de mapas e zonas de manejo;
  • Biblioteca e recomendações agronômicas.

Ficou interessado na plataforma de conectividade rural da InCeres? Então entre em contato pelo WhatsApp para mais informações.

Recomendado Posts

Nenhum comentário ainda, adicionar a sua voz abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *