Agricultura 4.0: futuro e presente da produção no campo

Capa do Blog Como Aumentar a Produtividade de Soja

Sem dúvidas, as tecnologias atuais contribuem muito para o aumento da produtividade nas lavouras. Por isso, cada vez mais produtores estão investindo na Agricultura 4.0, uma forte tendência no mundo do agronegócio.

Afinal, os avanços tecnológicos são o maior parceiro que os produtores rurais podiam ter. E quanto mais cedo o agricultor entender isso, mais resultados positivos ele terá.

Quer saber mais sobre este tema? A InCeres explica como a Agricultura 4.0 vem conquistando produtores de todo mundo e revolucionado lavouras mundo afora.

Confira!

O que é a Agricultura 4.0

A agricultura 4.0 é a utilização de tecnologias que auxiliam em todos os estágios do plantio, com novos softwares e ferramentas tecnológicas que tornam as atividades agrícolas mais produtivas e sustentáveis. Assim, os produtores conseguem monitorar as variadas etapas da produção, reduzindo o desperdício.

A Agricultura 4.0 utiliza as tecnologias a seu favor

A tecnologia empregada é sempre de ponta, logo, elas são o que há de melhor e mais moderno no mercado. E são utilizados de forma integrada, ou seja, com conectividade rural.

E muito se engana quem acredita que apenas produtores grandes podem se beneficiar destas tecnologias, uma vez que, cada vez mais, pequenos e médios agricultores estão empregando estes sistemas na sua lavoura.

A evolução do agronegócio

Ainda que seja uma das atividades mais essenciais realizadas pela humanidade, a agricultura está muito associada a uma prática primitiva. 

Contudo, o agronegócio apresentou uma nova perspectiva para a atividade. Isso mostra que esta área só tem a ganhar quando usa a modernidade a seu favor.

Inicialmente, as tecnologias agrícolas se restringiam a maquinários e alguns equipamentos que facilitavam o trabalho no campo. 

Porém, nas últimas décadas, a digitalização da lavoura é bem mais precisa, presente em todas as etapas do processo agrícola. Agora, vamos abordar como de fato a agricultura 4.0 atua no dia a dia da produção.

Como é feita a Agricultura 4.0

Para a aplicação da agricultura 4.0, é necessário fazer um uso integrado dos diversos sistemas tecnológicos que existem.

Logo, isso envolve várias ferramentas, que utilizadas em conjunto trazem bons resultados. Venha conferir quais são eles:

Gestão de dados

Em primeiro lugar, a digitalização no campo permite que um enorme número de dados sejam gerados. Dessa forma, as medidas se tornam mais eficazes para o aumento da produtividade. 

Além disso, a inteligência tecnológica também ajuda a pôr em prática recomendações mais acuradas à real necessidade em campo. Assim, todo monitoramento dos resultados possibilitam medidas mais eficientes e, consequentemente, mais geração de dados da lavoura.

Como existem várias tecnologias disponíveis, o produtor tem liberdade de escolher qual delas empregar na sua lavoura. Entre as mais utilizadas, podemos citar:

  • Análise de atributos químicos, físicos e biológicos do solo, que auxiliam o agricultor a tomar decisões relacionadas à hora de repor nutrientes ao solo, a real condição da porosidade e da biologia do solo; 
  • Análise da Qualidade da Colheita,  que é a operação no final do ciclo produtivo da cultura, a fim de verificar onde a produção tem menos qualidade, para que o problema seja corrigido posteriormente.

Telemetria

Outra tecnologia utilizada na Agricultura 4.0 é a telemetria, um sistema que auxilia a gestão do campo a distância. Por meio dela é possível realizar os mais diversos procedimentos na lavoura com muita precisão, sem precisar estar presente nela.

De forma remota, as informações são coletadas dos maquinários utilizados na produção. Assim, por meio de sensores, os dados são recolhidos, armazenados e utilizados posteriormente.

Podemos citar que a telemetria ajuda a coletar informações como: o consumo de combustível; a área em que o equipamento trabalhou; a velocidade em que ele operou; a eficiência; os momentos ociosos e diversos outros dados importantes para a produtividade agrícola.

Drones

Os drones são fiéis aliados para quem utiliza as tecnologias no campo. Uma vez que eles chegam em todos os lugares com bastante rapidez. Além de conseguirem identificar coisas que os olhos humanos deixam passar.

Os drones são equipamentos utilizados na Agricultura 4.0
Os drones são equipamentos utilizados na Agricultura 4.0

Entre as diversas funções exercidas por um drone, podemos citar a identificação de talhões que precisam de mais cuidados. Assim como a detecção de elementos irregulares no plantio e a avaliação da saúde das plantas.

Quais as vantagens da Agricultura 4.0

Como é possível perceber, não é à toa que a Agricultura 4.0 está ganhando cada vez mais espaço nas plantações modernas.

Por isso, vamos detalhar um pouquinho mais as vantagens de empregar tecnologias no campo:

Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão é aquela que utiliza tecnologias para averiguar se está tudo certo com a lavoura. Ela faz isso de forma extremamente precisa, por isso é nomeada desta maneira.

Com a Agricultura 4.0, este sistema de gerenciamento do campo traz ainda mais informações ao produtor. 

Decisões assertivas

A inteligência tecnológica também oferece recomendações para otimizar a produção. Com isso, o agricultor consegue fazer resoluções bem embasadas, com grandes possibilidades de sucesso.

Na fase inicial, por exemplo, as decisões assertivas devem estar voltadas ao planejamento pré-safra. Neste momento, é possível optar pela melhor região para aplicar recursos, além de comprar os insumos corretos e em quantidades adequadas.

Monitoramento da Operação

Após tomar a decisão, a aparelhagem tecnológica ainda ajuda a monitorar os resultados delas. Assim, é possível avaliar quais decisões foram mais assertivas e quais deverão ser modificadas.

Por meio da telemetria, este monitoramento pode ser realizado à distância, o que facilita todas as fases do processo agrícola. Visto que o trabalho deixa de ser feito manualmente e passa a contar com a ajuda das melhores tecnologias.

Controle eficiente de pragas

Com este tipo de agricultura ainda é mais fácil de controlar um dos maiores receios dos produtores: as pragas.

Por meio dela é possível detectar estes males o quanto antes. Além de aumentar a eficácia na aplicação dos defensivos. 

Sustentabilidade

A Agricultura 4.0 é mais benéfica para o meio ambiente, tendo em vista que a rapidez e a utilização correta de recursos, evitam desperdício, e respeitam as limitações do ambiente natural. Isso a torna bem mais sustentável.

Além disso, ela aumenta as chances de sucesso da colheita. Assim, é possível plantar em menos área e ter o mesmo desempenho que  áreas maiores.

Aumento da produtividade geral

Por fim, todas essas vantagens levam a um só caminho: o aumento da produtividade..

Logo, o alavancamento da produção pode ser sentido por todos os beneficiários da cadeia produtiva, desde os agricultores até os compradores finais.

A InCeres e a Agricultura 4.0

Quer aplicar a agricultura 4.0 na sua produção? A InCeres faz isso por você.

Nossa empresa trabalha com um software moderno, que oferece soluções tecnológicas para produtores rurais de todo o país; mostrando que a agricultura digital é a melhor alternativa para o futuro da produção agrícola. 

Venha conhecer mais sobre a InCeres e o uso de tecnologia nos campos. Acesse o nosso blog e fique por dentro destes assuntos.

Até mais!

Recomendado Posts