Como manter a produção de cana-de-açúcar uniforme

Inovações na tecnologia e posicionamento presencial no campo são essenciais para uma cultura uniforme.

Uniformizar a produção da cana-de-açúcar com o uso da tecnologia

Não é segredo para ninguém que os fatores climáticos – e suas alterações – produzem grande impacto na produção da cana-de-açúcar, e que não é possível exercer um domínio humano sobre eles e suas ações.

Mesmo assim, existem fatores influenciadores na produção que podem ser alterados pelas mãos (e decisões) do ser humano, e é sobre eles que iremos tratar no artigo de hoje.

Chegou a hora de entender como é possível manter a produção da cana-de-açúcar uniforme no campo, e quais os benefícios de se aplicar estas indicações. Este é mais um artigo da série especial da InCeres sobre cana-de-açúcar. Confere aí.

 

Boas práticas de manejo

Está aí um ponto importante e que pode ser considerado o começo de todo processo em busca da uniformidade da produção da cana-de-açúcar.

A adubação e correção do solo no momento certo e na dose correta é uma etapa imprescindível para que a cultura possa responder as expectativas da produção.

Aliado a isso, deve-se colocar em prática um controle adequado das plantas daninhas, pragas e doenças que podem afetar a cultura.  Com isso, os resultados positivos surgirão.

A aplicação de insumos e corretivos em taxa-variável é uma das estratégias para a correção localizada das deficiências nutricionais da lavoura. Já está disponível e ao alcance do produtor estas tecnologias.

Hoje o mercado de equipamentos para agricultura de precisão é bem diversificado. Pode-se escolher dentre várias marcas e finalidades. Como no nosso dia a dia temos aparelhos multifuncionais, no campo não é diferente.

Podemos escolher entre um equipamento que realiza apenas aplicação de produtos sólidos em taxa-variável ou os mais completos que além de realizar este controle pode ser utilizado com controlador de pulverização, piloto automático, telemetria e etc.

 

Tecnologia joga junto

A evolução da tecnologia das máquinas no campo – resultado da crescente pesquisa e desenvolvimento na área – oferece um leque de outros fatores que também devem ser levados em conta na busca pela uniformidade.

Com o advento da colheita mecanizada, se intensificou o tráfego de máquinas pesadas na lavoura. Isso causou, nos últimos tempos, sérios impactos na longevidade e qualidade da produção da cana-de-açúcar.

Com a tecnologia de GNSS (Global Navegation Satellite Systems – traduzido como Sistema de Navegação Global por Satélite), já é possível ter o controle do tráfego nas lavouras. Isso significa que todo maquinário, que anteriormente circulava livremente entre as áreas de cultivo, seguem agora uma “rota” predeterminada, reduzindo consideravelmente os impactos sobre a cultura.

Isso resulta em minimizar drasticamente a compactação do solo, o pisoteio e arranquio das soqueiras, que, no final das contas, impacta também na uniformidade da produção e no aumento da produtividade.

Mas os benefícios da aplicação da tecnologia GNSS no setor sucroenergético não para fica somente no controle do tráfego de maquinário no campo. A onda positiva da tecnologia aplicada à cana-de-açúcar ainda vai mais longe.

Hoje é possível planejar todo o alinhamento de plantio, visando melhorias no processo de colheita das lavouras. Isso impacta positivamente em forma de maior eficiência das máquinas no campo, reduzindo quantidade de manobras e períodos de tempo ocioso.

Maior qualidade em tratos culturais, tal como a adubação localizada de insumos na linha de plantio, além de maior eficiência de herbicidas, inseticidas e fungicidas aplicados com controladores de vazão, que também fazem uso da tecnologia do GNSS, também são pontos positivos de destaque.

Isso tudo minimiza a chance de falhas na aplicação, falhas essas que geram uma janela de escape para as ervas daninhas. Além disso, evita também ocasiões de super dosagem por sobreposição das faixas de aplicação por erro de paralelismo.

Estes mesmo equipamentos podem entregar ao produtor um relatório de todo o processo de aplicação conhecido como dados de pós-aplicação. A análise destes dados é fundamental para identificar onde ocorreram possíveis falhas e a rápida intervenção e correção das mesmas. Assim é possível buscar os melhores resultados que a cultura pode expressar.

 

Você pode gostar também:

Contaminação ambiental no campo: a tecnologia e seu potencial para reduzi-la

INSUMOS: CONHECER O SOLO É O CAMINHO PARA A ECONOMIA E LUCRATIVIDADE

Recomendado Posts