Segunda-feira, 13 de março de 2017 – Está no ar o Minuto InCeres de hoje.
Convite especial – Webinar InCeres
Acontece no próximo dia 23/03 o próximo webinar gratuito da InCeres. “Do céu ao solo: o uso das imagens de satélite na Agricultura de Precisão” será apresentado ao vivo pelo professor Peterson Fiorio (Esalq/USP), a partir das 17h (horário de Brasília).
Já estão abertas as inscrições para participar do evento, e você está especialmente convidado: é gratuito, transmitido online e garante certificado de participação aos espectadores. Clique aqui e inscreva-se em mais este evento do projeto social “Agricultura de Precisão ao alcance de todos”, promovido pela InCeres.
Previsão do Tempo
Mais presença de chuvas: é o que aponta a previsão do tempo para os próximos 10 dias, segundo o AgResource, principalmente com relação à área de produção de soja no país. Norte e sul do país concentrarão as chuvas nos próximos dias, e logo após o dia 15 de março, elas se espalharão, com ocorrência de precipitações regulares e de peso, principalmente em grande parte da região Centro Oeste.
“No geral, o padrão climático brasileiro se mostra bastante benéfico durante o mês de março para a colheita de soja aos extremos do país e ao desenvolvimento da safrinha na região central. Na Argentina, as chuvas serão limitadas nestes próximos 10 dias, dando um bom espaço para o avanço das áreas com colheita em progresso”, explica o portal Notícias Agrícolas.
Acesse o link original e confira a análise completa do clima para esta semana, com dados da AgResource Brasil.
Metade do caminho
A colheita de soja no Brasil chegou à mais de 56% da área plantada para a safra 2016/17 este ano. Os dados são da AgRural e apontam que, só na última semana, a colheita da soja avançou mais de 9 pontos percentuais, ultrapassando a primeira metade do processo.
Tomando por base a média histórica da colheita para o período, estamos muito bem colocados: os dados médios dos últimos cinco anos apontam que, para esta época, o esperado era ter 47% da área colhida. Os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso lideram a corrida da colheita no país com, respectivamente, 92% e 88% das suas áreas de soja colhidas até o momento.
Fonte: Portal Notícias Agrícolas
Safrinha indo bem…
O plantio da safrinha do milho no Centro-Sul do país está indo “de vento em popa”. Segundo a consultoria AgRural, foi atingida a marca de 88% da previsão de plantio para a região, com índice maior que o mesmo período do ano passado (que registrou 85%) e também com relação à média histórica do plantio – 83% levando em consideração os últimos 4 anos.
Mato Grosso já tem o processo efetuado quase em sua totalidade (99%). Já no Paraná, a safrinha sofreu com atrasos na colheita da soja, o que atrasou o plantio e impactou nos dados, apontando em torno de 80% da área cultivada – com crescimento de 19% só na última semana.
Fonte: Dinheiro Rural
…moagem da cana também!
Pois bem, não é só a soja e o milho safrinha que estão com bons indicadores nos útlimos dias. Segundo levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), publicado pela revista Dinheiro Rural, as usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil processaram – na segunda quinzena de fevereiro – 1,09 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, cerca de 4,13% a mais que o volume do mesmo período do ano passado.
Levando em consideração o acumulado da safra 2016/17, com início em abril, o volume da moagem atingiu 595,83 milhões de toneladas, um pouco abaixo que os valores do ciclo 2015/16 (0,42%).