Sexta-feira, 17 de março de 2017 – Está no ar o Minuto InCeres de hoje!
Siga a InCeres nas redes sociais e fique por dentro de mais novidades sobre a empresa e o universo da Agricultura de Precisão. Acesse nossa página no Facebook e também no YouTube!
Previsão de recorde no MT
O estado de Mato Grosso lidera a produção brasileira de grãos e, segundo o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), essa liderança vai se consolidar esta safra com um recorde de produção, já que o instituto projeta 31,04 milhões de toneladas de soja colhidas.
Ao lado do crescimento na previsão da colheita de soja, a safra de milho do estado também segue essa escalada, já que, segundo levantamento do Imea, a previsão é de 26,51 milhões de toneladas de produção. No comparativo com a temporada anterior, a melhoria é perceptível: aumento de 10% na safra de soja e de 40% na colheita do milho, comparando os dois anos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Chuva no MATOPIBA
Entramos na segunda quinzena de março e as águas de março vão dar as caras novamente por todo país. Para o fim desta semana e início da próxima, somente o extremo sul do Brasil não receberá chuvas, e a região do MATOPIBA volta a ter chuvas generalizadas.
A previsão climática aponta que, entre os dias 21 e 26 de março, as chuvas recuem um pouco, abrindo caminho para dias mais ensolarados e a retomada da temperatura média para o período; para a última semana do mês, grande parte da área produtora de soja e milho do país volta a receber chuvas intensas ao longo dos dias.
Fonte: Notícias Agrícolas – AgResource Brasil
Empregos crescendo no Brasil
Depois de exatos dois anos de números negativos (com quedas mensais no número de vagas de trabalho), o Brasil fechou o mês de fevereiro “no azul”, om a criação de mais de 35 mil vagas formais de emprego segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho na tarde de ontem.
Segundo os dados informados pelo Caged, cinco dois oito setores econômicos geraram vagas no último mês, sendo que o setor de serviços foi o que encabeçou a oferta de vagas à população (50.613 vagas). O setor agro também contratou mais do que demitiu em fevereiro, com saldo positivo de 6.201 vagas de emprego. A administração pública completa a lista dos maiores contratantes do período, com mais de 8 mil vagas ofertadas no último mês.
Fonte: Agência Reuters + ESTADÃO
Exportação de soja brasileira cresce ante EUA
Um olhar sobre os 7.000 hectares de soja plantados por Osvaldo Pasqualotto mostra o porquê. O produtor de 54 anos de Rondonópolis, Mato Grosso, o maior estado produtor do Brasil, colheu 80 por cento da lavoura. Graças ao clima bom e ao uso de mais fertilizantes, os rendimentos são 12% maiores, em média, que os do ano passado – os melhores que ele já viu em 35 anos de cultivo.
O Brasil está projetando os maiores rendimentos da história e o governo dos EUA previu na semana passada que seu rival sul-americano vai colher mais do que o projetado pelos analistas. O Brasil poderá superar seu recorde de produção anterior em mais de 10%, solidificando seu lugar como maior exportador, posição que os EUA dominaram durante décadas, até 2013. Com a oferta crescente, os preços da soja atingiram o menor patamar em dois meses e os hedge funds reduziram suas apostas na recuperação pela terceira semana seguida.
O Brasil tem superado os EUA consistentemente como maior exportador de soja desde o ano-safra que terminou em 2013. Os agricultores americanos começaram a reduzir a diferença em 2015, quando ficaram atrás de seus concorrentes sul-americanos por pouco menos de 470.000 toneladas, mostram dados do Departamento da Agricultura dos EUA. Mas a diferença aumentou para 1,7 milhão de toneladas em 2016 e neste ano o Brasil deverá disparar em relação aos EUA, com uma diferença de 5,9 milhões de toneladas.
Fonte: Portal do Agronegócio – Bloomberg
Agro: prioridade no Fórum Brasileiro de Mudança Climática
Uma câmara temática foi criada dentro do Fórum Brasileiro de Mudança Climática para discutir as contribuições da agricultura à agenda brasileira do clima, e a primeira reunião ocorreu na última terça-feira (14), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
“A mudança do clima é o maior desafio atual da humanidade e também uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável”, destacou o ministro José Sarney Filho (Meio Ambiente). Já o assessor especial do Mapa, João Campari, lembrou a importância do Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para ajudar o Brasil a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com Sarney Filho, a câmara inicia um debate urgente e necessário sobre a mudança do clima e a economia sustentável. “Buscar soluções para o problema climático abre um leque de oportunidades que devemos aproveitar. É um caminho que aponta para um novo projeto de desenvolvimento, cujo destino final é a criação de uma economia de baixo carbono a longo prazo, conciliando o crescimento econômico com a conservação e a valorização dos nossos ativos ambientais. Assim, promovemos o avanço sustentável do nosso país.”
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento