O agronegócio é um dos ramos mais rentáveis da economia brasileira, mas, sabemos que pelo mesmo motivo é também um dos mais competitivos. O cenário do mercado das revendas de insumos está entre os que possuem maior concorrência e enfrenta dificuldades frequentes na sua manutenção e rentabilidade.
No entanto, é possível se destacar neste mercado e posicionar sua revenda na liderança da inovação. Por isso, separamos as cinco maiores dificuldades enfrentadas pelos distribuidores com dicas para você se desvencilhar destes desafios.
1- Diminuição de margem de lucro
As margens repassadas dos fornecedores de insumos para as revendas têm diminuído ao longo do tempo, e aumentar o valor dos produtos para ter maior lucro na mesma proporção tem se tornado um desafio. Com isso, as revendas têm que absorver esta diferença, ficando em desvantagem.
2- Dificuldade na fidelização do cliente
A alta disponibilidade de revendas faz com que os clientes sejam fiéis às marcas dos produtos comercializados, mas não às revendas, buscando sempre o melhor preço em detrimento de determinada marca. Por isso, as políticas de fidelização do cliente, como descontos especiais e o bom relacionamento, já não são o suficiente para manter uma carteira de clientes fiéis.
3- Alta concorrência
As revendas de insumos já não possuem diferenciação, uma vez que quase não há exclusividade na compra de insumos dos distribuidores. Com isso, a oferta de produtos é a mesma na grande maioria das revendas, aumentando a concorrência. Ainda, a expansão do alcance da internet permitiu que os agricultores tivessem acesso aos produtos que antes eram vendidos somente pelas revendas regionais.
4- Papel passivo na sincronização da demanda
Atualmente, as revendas têm que se adequar à demanda dos produtores, sem ter qualquer participação na tomada de decisão acerca das quantidades e marcas de insumo a serem compradas. A falta de conhecimento da demanda ou dificuldade em se antecipar a ela, gera escassez ou excesso de produtos, o que prejudica sua logística de distribuição e planejamento financeiro.
5- Não consegue se diferenciar da concorrência
A soma dos problemas mencionados anteriormente, cria o cenário de dificuldades de diferenciação e posterior homogeneização do mercado.
O cenário pode parecer negativo, mas a oferta de serviços agronômicos vem se mostrando como uma forte aliada contra as dificuldades listadas acima.
Os serviços agronômicos criam uma diferenciação dos concorrentes, fidelizam o cliente com base na confiança em suas recomendações e conhecimento, além de fortalecer sua marca. Ainda, cria vantagem competitiva com relação a demanda, possibilitando a antecipação dos pedidos de compra, controlando melhor o estoque e participando ativamente do processo, junto com seu cliente, o que estreita o relacionamento.
Outro ponto positivo, é que a mesma equipe que atua em sua revenda, pode se especializar para oferecer serviços e gerar uma nova fonte de receita. Esta especialização também contribui fortemente para a venda de produtos do seu portfólio, estimulando também a equipe.
Dar um primeiro passo na oferta de serviços pode ser algo desafiador. Algumas revendas já vêm estabelecendo parcerias com empresas de agricultura digital, mostrando que esta é uma relação benéfica para ambas as partes. Ao estabelecer este tipo de troca, a revenda não precisa desenvolver o serviço do zero, se vale da experiência do parceiro, expande sua área de atuação e ganha mais uma fonte de lucro.
Com planejamento e coragem de se arriscar, é possível superar os desafios e crescer cada vez mais no agronegócio!