Aplicações da Inteligência Artificial no Agronegócio

inteligência artificial no agronegócio

É muito comum que as pessoas pensem nos dados como um fator importante para empresas de tecnologia e finanças. No entanto, é fundamental reconhecer seu papel no setor agrícola como uma alavanca de resultados.

Desse modo, esse artigo tem como objetivo mostrar as aplicações da Inteligência Artificial no agronegócio e como ela pode ser feita da melhor forma possível para a sua produção.

Siga a leitura!

Onde e como a Inteligência Artificial pode ser aplicada no agronegócio?

É fato que a tecnologia é uma grande aliada do ramo agrícola para otimizar processos e, consequentemente, aumentar a produtividade e economizar recursos. Por isso, a cultura de processamento de dados é fundamental para que você possa monitorar sua colheita.

Nesse sentido, o IA ou Inteligência Artificial é uma excelente forma de monitorar seu negócio e facilitar a gestão. Portanto, ela se refere aos softwares e sistemas tecnológicos que coletam dados e permitem uma análise mais completa dos aspectos de um negócio.

No ramo do agronegócio, Inteligência Artificial e a agricultura 4.0 são um diferencial para que haja um melhor desenvolvimento da lavoura de forma a reduzir custos e atender às demandas de maneira sustentável. Além disso, a melhora da eficiência nos processos também está entre os benefícios dessa maneira de trabalhar no campo.

Portanto, agora você deve se perguntar: mas como e onde aplicar a Inteligência Artificial no agronegócio?

Nós separamos algumas dicas de como implementar estratégias tecnológicas pensando na agricultura de precisão. Confira abaixo!

Planejamento

O planejamento é parte essencial para que todos os passos sejam pensados e esquematizados para que, posteriormente, possam ser implementados de maneira inteligente.

Essa fase também é conhecida como planejamento pré-safra. É nessa etapa que é definida a estratégia de posicionamento das cultivares, bem como a forma na qual será feita a compra de insumos. Além disso, vale mencionar também a revisão das máquinas agrícolas e até mesmo se haverá necessidade ou não de contratar serviços externos.

Portanto, essa modalidade permite uma avaliação das espécies que melhor se adaptam ao tipo de solo e, também, quais tecnologias e softwares que podem ajudar a melhorar a eficiência dos processos.

💡 Leia Mais: A importância do planejamento de safra 

Análises de Mercado

Existem vários fatores que podem influenciar no valor das commodities e, por esse motivo, o preço delas pode variar de acordo com a lógica de oferta e procura. E é fato que essas demandas podem mudar diariamente e acompanhar a fundo pode ser muito trabalhoso. 

Porém, uma vez que a IA tem a tecnologia para permitir acompanhar as variações do mercado de forma prática e eficiente, esse processo pode ser muito facilitado para o agricultor.

Previsões Meteorológicas

Um dos fatores mais determinantes para o sucesso de um plantio é o clima. Nesse sentido, previsões como temperatura, vento, chuva e incidência solar são fundamentais para estudar as melhores formas de aplicação e estrategizar um plano de ação mais efetivo.

A Inteligência Artificial realiza o processo de gerir informações locais e de satélites para fornecer previsões mais precisas sobre os fenômenos climáticos na lavoura.

Estudo de operação de Maquinários Agrícolas

Os maquinários agrícolas sempre dependeram das pessoas para que pudessem ser utilizados. Mas, agora, com a IA é possível ter máquinas completamente autônomas, que atuam na operação das tarefas por meio da tecnologia. 

No fim, cabe às pessoas apenas o processo de monitoramento e acompanhamento dos processos para garantir que tudo esteja ocorrendo como é devido.

Quais os benefícios a I.A traz para o entendimento da sua lavoura

A adoção de softwares de Inteligência Artificial e Business Intelligence permite que os produtores façam melhor uso de seus dados. 

Dentre os benefícios dessa aplicação, podemos citar:

  • monitoramento da saúde da colheita
  • gerenciamento de desafios ambientais
  • agricultura de precisão
  • aumento de vantagem competitiva
  • tomada de decisão baseada em dados
  • aumento da produtividade

Quais os desafios da implementação da I.A no agronegócio

Apesar da Inteligência Artificial crescer no ramo como uma grande evolução tecnológica, ainda assim existem algumas dificuldades para sua implementação.

Dentre elas, temos a conectividade rural como um dos maiores desafios. Podemos dizer que não são todas as regiões que possuem acesso a uma rede de internet de qualidade. Isso pode dificultar a implementação de novas tecnologias no campo.

Outro fator seria o valor dos equipamentos e maquinários necessários para a aplicação da IA na lavoura. Isso porque, por se tratarem de alta tecnologia, os preços podem ser um fator impeditivo para alguns produtores.

Por fim, podemos citar também as barreiras culturais como um fator limitante para esse processo. É comum que grupos de pessoas de zonas rurais sejam resistentes à adaptação da tecnologia dentro do seu trabalho no campo.

Visto isso, é importante entender que o papel da Inteligência Artificial no agronegócio é ser uma ferramenta auxiliar para ajudar nos processos de tomada de decisões e aplicações técnicas.

Como a InCeres te ajuda

A InCeres é uma empresa de agricultura digital focada em soluções tecnológicas para gestão da fertilidade do solo por meio de uma plataforma inteligente. 

Visto isso, a plataforma da InCeres é um software focado na coleta e análise de dados agrícolas que visa monitorar e planejar recursos. Assim, nosso objetivo é prestar auxílio para que o produtor consiga tomar as melhores decisões para melhorar a eficiência da sua produção e com economia de insumos.

Quer saber mais sobre a plataforma InCeres? Acompanhe abaixo!

As funcionalidades da plataforma

De um modo geral, a InCeres trabalha com a gestão eficiente e inteligente de áreas agrícolas e fornece ferramentas para que os resultados e a produtividade cresçam. 

  • Geração de mapas de fertilidade
  • Geração de mapas de relevo
  • Geração de mapas de compactação
  • Análise Foliar
  • Detecção de Pragas e nematóides
  • Relatório completos e personalizados
  • Integração com as operações de campo
  • Recomendações de tipo de manejo, dentre outras

Para isso, algumas das nossas funcionalidades abrangem a implementação dos serviços, workshops e, claro, o acompanhamento para que você possa ter controle sobre os aspectos da sua produção. 

Vamos entender cada um deles?

Implementação

Durante a fase de implementação da plataforma, buscamos entender qual a demanda para oferecer as funcionalidades necessárias para resolver o problema.

Workshop da Plataforma

Após a implementação, oferecemos treinamentos para que sua equipe possa usufruir da plataforma da melhor forma possível.

Acompanhamento

E se você precisar de novas funcionalidades na sua plataforma com o surgimento de novas demandas, faremos a atualização das permissões ao longo da nossa parceria!

Desse modo, o acompanhamento é feito sob demanda e personalizado para cada tipo de cliente. Ou seja, os dados coletados e as aplicações serão específicas para a sua produção e o seu manejo. 

A InCeres se preocupa em oferecer a melhor solução para os problemas que nosso cliente encontra durante o trabalho diário, por meio de uma ferramenta completa que você pode acessar e realizar uma boa gestão.

Por fim, nós ficamos por aqui. Esperamos que você tenha entendido tudo acerca das aplicações da inteligência artificial no agronegócio.

Entre em contato com um Consultor InCeres e veja mais dos nossos serviços. Antes de ir, recomendamos também a leitura dos conteúdos do Blog InCeres para conhecer mais sobre os benefícios da agricultura digital.

Até mais!

Recomendado Posts