Overfert: os riscos do excesso de nutrientes

overfert: os riscos do excesso de nutrientes

O Overfert é uma abreviação do termo over-fertilization, que significa superfertilização. Isso diz respeito a um processo químico decorrente do excesso de nutrientes no solo de plantações agrícolas. 

Geralmente, esse problema está associado ao mal planejamento na aplicação de insumos e ausência de orientação técnica na análise de solo.

O overfert, contudo, não é um problema sem solução, conforme você verá neste artigo, que explica as causas e consequências desse processo químico. 

Veja também como usar o InCeres para fazer uma gestão eficiente da aplicação de insumos e obter maiores rentabilidades. Boa leitura!

O que é Overfert?

O Overfert é uma condição que se dá por conta da aplicação abusiva de fertilizantes. Em um contexto cumulativo, podem prejudicar a saúde do seu solo. Assim, uma prática que teoricamente serviria para melhorar a sua produtividade pode acabar prejudicando-a.

A partir do que vimos na introdução, é fato que fatores como clima, fluxo de água e nutrientes são responsáveis pelo bem-estar e o desenvolvimento de uma lavoura. Nessa lógica, esses autores biológicos — quando utilizados de maneira excessiva ou desregulada — podem causar desequilíbrios e afetar a sua produção.

É importante salientar também que cada área de um terreno tem suas especificidades naturais, levando em consideração a possibilidade de serem densamente populadas por alguns minerais e carecer de outros. 

Diferentes plantas e tipos de vegetação requerem diferentes quantidades de nutrientes e seus próprios métodos de cultivo. 

Por isso, o estudo do talhão de cada lavoura é fundamental para que se possa compreender as características de cada um e, dessa forma, adaptá-lo e fazê-lo mais produtivo para determinado plantio. 

Sendo assim, uma análise química, física e foliar pode ser um fator essencial para que você consiga entender os aspectos do solo e trabalhar da melhor forma possível

Então, chegamos à seguinte questão: como saber se o seu solo está em overfert

Como identificar um Overfert?

O solo danificado apresenta algumas características que podem evidenciar alguns sintomas de que algo não está funcionando da melhor maneira. Nesse sentido, esses sinais indicam a necessidade de ajustes e melhorias no manejo.

Dentre os principais fatores que podem ser avaliados para realizar o diagnóstico, estão:

  • folhas murchas, secas ou enrugadas
  • tom de verde muito escuro nas folhagens 
  • apresentação de tecido creeping
  • folhas curvadas para baixo

Agora, estudar cada caso, suas características e as possíveis causas de cada um. 

Folhas murchas, secas ou enrugadas

Uma forma simples e fácil de indicar o overfert é a através de uma análise foliar. Isso porque a aparência das folhas são indicativos da saúde do seu solo. Por exemplo, quando ela apresenta folhas murchas, secas ou enrugadas, pode ser um indicativo do excesso de nutrientes.

Além disso, você pode ampliar essa perspectiva para diagnosticar outros tipos de problema. 

Tom de verde muito escuro

Outra característica muito comum de plantas com overfert é a apresentação de uma coloração de verde mais escuro. Esse sintoma pode ser causado pelo atraso do processo reprodutivo da planta e pelo excesso de nitrogênio no solo.

Isso quer dizer que, por conta do excesso de nutrientes, o seu desenvolvimento e a sua capacidade de reprodução estão comprometidos.

Tecido crepping

O tecido crepping é um nome dado ao aspecto quebradiço e disforme de uma planta super fertilizada, parecendo papel crepom

Entende-se que em um meio desequilibrado, no qual a concentração de fertilizantes no solo é superior a concentração na raiz — por onde é feita absorção de água e dos nutrientes —, há um bloqueio da osmose, prejudicial para a respiração celular.

Nesse sentido, o tecido vegetal é afetado pela grande concentração de nutrientes. Portanto, essa deficiência de elementos essenciais faz com que a planta não consiga sobreviver.

Folhas curvadas para baixo

Outra característica muito importante para ser observada em uma situação de overfert é a curvatura das folhas.

Fique atento em como as folhas das suas plantas se comportam. Folhas curvadas para baixo são um sinal de que há uma disfunção dos meios químicos e da concentração.

Tudo entendido sobre os sintomas físicos de áreas com superdosagem de fertilizantes?

A partir de agora, você vai ver sobre as causas e efeitos desses processos químicos e biológicos Além disso,  acompanhe como o excesso de minerais pode ser prejudicial para o desenvolvimento da sua produção. 

O que acontece com excesso de enxofre na plantação?

Por sua vez, o enxofre é um macronutriente secundário e é responsável pelo fornecimento de proteínas vegetais, que ajudam no crescimento. Além disso, também auxilia no processo de absorção de nitrogênio pelas proteínas da planta.

Também, o enxofre é fundamental para a produção de clorofila e diversas enzimas. Por isso, é um nutriente muito importante que não pode faltar em qualquer talhão e, dessa forma, garantir produção e eficiência.

Como lido no início do conteúdo, o meio requer equilíbrio para funcionar plenamente. Por isso, é necessário que a concentração do solo seja inferior à concentração da raiz da planta, por onde é feita a absorção dos nutrientes.

O overfert de enxofre pode causar um grande desequilíbrio e comprometer a plantação. E quando inserido no solo e na fertilização em quantidades inadequadas, esse nutriente pode resultar em um solo tóxico

Também, o alto nível de enxofre em uma plantação afeta a absorção de proteínas vegetais e impacta em baixas na absorção de nitrogênio e outros elementos. É importante estar atento a esses detalhes e ter um profissional capacitado para fazer uma análise química antes de iniciar os processos de fertilização.

O que causa o excesso de nitrogênio nas plantas?

Geralmente, as plantações precisam de grandes quantidades de nitrogênio em sua fase inicial de crescimento vegetativo. É por esse motivo que o nitrogênio, como nutriente primário, é crucial no desenvolvimento. 

No entanto, altos índices desse elemento podem causar sérios problemas para sua plantação. Por exemplo, uma overfertilization e pouca irrigação podem ser grandes causadores desse desequilíbrio

O nitrogênio é obtido a partir de um processo de adubação na plantação. É importante mencionar que a relação nitrogênio versus área plantada precisa ser levada em consideração.

Por exemplo, é pouco provável que áreas maiores tenham problemas com excesso de nutrientes. Nessa via, é um problema comum de acontecer em áreas de cultivo menores.

Inclusive, recomendamos a leitura do nosso E-Book sobre a amostragem do solo. Esse guia tem o intuito de te ajudar a importância de uma gestão eficiente para garantir o bom manejo e a produtividade da sua lavoura!

Dessa forma, o manejo correto de nitrogênio na sua plantação é um fator crucial para a produtividade da lavoura. Com a plataforma InCeres, você conseguirá fazer a gestão eficiente desse e de outros nutrientes.

O que fazer em caso de Overfert?

Tudo esclarecido sobre o que pode influenciar em um overfert e os problemas que isso pode trazer para a sua lavoura? 

Agora, o momento é de soluções! 

A maneira mais comum de solucionar problemas de solos desequilibrados é por meio da lavagem do solo, também chamada de flush.

Siga a leitura para aprender tudo sobre o assunto!

Flush ou lavagem do solo

A lavagem do solo — flush — é um método emergencial de remediação do solo contaminado. Assim, se resume na extração de minerais acumulados por meio de uma injeção abundante de água, que vai facilitar a dissolução dos minerais.

Esse fluxo da solução aquosa, que pode conter alguns poucos nutrientes e produtos específicos para flush, tem características dispersantes e possibilita que os fertilizantes sejam diluídos e, posteriormente, extraídos da área. 

Assim, a água também equilibra a concentração entre solo e raíz e, com isso, a absorção e osmose podem voltar a acontecer naturalmente. 

Como saber qual o momento de fazer a lavagem do solo

Os momentos ideais para realizar o flush são antes da colheita, no início da floração e, claro, em situações de overfert

Quando feito durante o período da pré-colheita, essa técnica pode resultar em flores ou frutos mais agradáveis ao paladar, por eliminar o possível amargor que é resultado dos fertilizantes.

Já no início da floração, a lavagem age como um método preventivo para qualquer mudança futura de fertilizantes. E por último, nos casos de overfert, o flush é uma remediação emergencial, realizado antes de testagens de solo e afins. 

Como fazer a lavagem

A lavagem pode ser feita com os seguintes elementos: 

  • Água pura
  • Água com poucos nutrientes
  • produtos específicos para flush

Visto isso, é importante ter em mente que o flush é uma remediação emergencial do solo e deve ser praticada com cautela e sabedoria.

Cuidados com a lavagem do solo

O primeiro ponto ao realizar a lavagem é tomar muito cuidado com a água que será utilizada para a técnica. Por exemplo, água de torneira pode conter bastante cloro que, ao ser injetado no solo, pode trazer mais prejuízos à plantação.

Da mesma forma, prefira fazer o flush durante períodos como começo ou final do dia para que altas temperaturas e a água não danifiquem as raízes.

Após o procedimento, também é recomendado deixar o solo secar naturalmente. Dessa maneira, após a lavagem você pode começar a fertilizar o seu solo com maior sabedoria na dosagem da quantidade de nutrientes adicionados.

Como evitar o Overfert na plantação

Para evitar que o processo de overfertilization ocorra, é importante ter os seguintes cuidados no tratamento e manejo da produção:

Aplicação correta de insumos

A aplicação correta de insumos é um fator chave para garantir a nutrição correta do seu talhão e, consequentemente, da plantação. Nesse sentido, para uma produtividade satisfatória e progressiva, é crucial entender o tipo de solo que você tem.

A partir de análises químicas, físicas e foliares é possível estabelecer quais nutrientes são encontrados em abundância e quais o talhão carece.

Dessa maneira, pode-se garantir uma aplicação dos insumos corretos para que a concentração esteja em equilíbrio e o meio seja agradável para a floração.

A Plataforma InCeres

A InCeres é uma empresa de tecnologia que tem como objetivo principal o auxílio a agricultores para que seja feita uma gestão inteligente e eficiente da lavoura. Buscamos entender a real necessidade dos nossos mais de 12.000 clientes de forma a identificar e solucionar problemas.

Em nossa plataforma, oferecemos diversos recursos essenciais para uma boa gestão, como BI e Inteligência Artificial para estrategizar as tomadas de decisão do seu negócio. Além disso, otimizamos seus insumos para que você possa aumentar sua produtividade e economizar na despesa.

Além disso, você terá controle sobre a aplicação de insumos em taxa variável, que evita desperdícios ao detectar a necessidade de nutrientes em cada parte do talhão.

💡 Saiba mais: Agricultura 4.0: futuro e presente da produção no campo

No mais, a InCeres te ajuda no monitoramento da sua lavoura de forma segura e prática, gerando mapas de fertilidade e produtividade, monitoramento de pragas e muitos outros recursos. Nossa equipe trabalha para que seu negócio possa se desenvolver e crescer no ramo da produção agrícola.

Entre em contato com um consultor InCeres e solicite um atendimento personalizado. Basta preencher e enviar o formulário e aguarde nosso retorno!

Esperamos que esse artigo tenha sido útil acerca de problemas como o Overfert e as formas de evitá-lo. Para mais conteúdos, te convidamos a acessar nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no ramo do agronegócio.

Recomendado Posts