Como fazer uma Consultoria Agrícola de valor

Consultoria Agrícola: veja como melhorar seu atendimento

Na consultoria agrícola é feita uma análise criteriosa das áreas do agronegócio. Orientando o produtor a tomar decisões mais inteligentes.

Considerando o avanço da tecnologia nos processos dentro do campo, é importante as consultorias para ajudar o produtor a lidar com esses novos recursos que vem surgindo. Tanto na área administrativa, como na produção rural.

Quer entender como fazer uma consultoria agrícola de valor? Então, continue a leitura.

O que é uma Consultoria Agrícola

A consultoria agrícola tem o intuito de identificar um problema ou oportunidade do agronegócio. Assim, fornecendo um direcionamento tanto na área administrativa como nos processos de produção.

Essas informações são disponibilizadas pelo consultor ao produtor, em um relatório que irá ajudar na tomada de decisões e no planejamento das estratégias.

Desse modo, a consultoria agronômica é uma maneira de observar as necessidades do negócio pelo olhar de um especialista de fora, para que não haja interferências na análise.  

Onde uma consultoria agrícola atua 

A consultoria agronômica pode abranger muitas áreas do agronegócio, incluindo a parte administrativa e de produção, em que precisam de um direcionamento para tomadas de decisão.

Nesse contexto, confira algumas áreas que um consultor agrícola pode atuar:

Administração Rural

A consultoria agrícola atua diretamente na  administração rural e envolve planejamento e controle amplo da fazenda. Esse serviço implica atividades em áreas como:

  • Produção: área ligada ao controle de produtos, insumos e fatores de produção;
  • Comercial: área ligada ao controle da venda dos produtos;
  • Financeiro: área ligada ao controle do capital do negócio, como despesas e lucro;
  • Recursos Humanos (RH): área ligada ao controle e cuidados com os funcionários.

Dessa forma, a consultoria tem o intuito de auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões para o seu agronegócio.

Planejamento de Safra

A consultoria agrícola voltada para o planejamento de safra envolve a criação de um plano de ação para administrar os processos durante o período de safra. Considerando as fases de:

  • Pré-safra;
  • Avaliação do solo;
  • Identificação de pragas;
  • Calendário agrícola.

Otimização dos processos na lavoura

A consultoria agrícola voltada para a otimização de processos envolve analisar e entender o agronegócio, adequando o sistema para atender melhor às necessidades, sem desperdício..

Desse modo, utiliza ferramentas de controle para melhorar a gestão rural, a  utilização de insumos, e todos os planejamentos técnicos necessários. Com a consultoria, o produtor e os funcionários saberão como utilizar um software de controle da melhor forma.

Assim, poderão ter acesso a dados importantes para embasar as estratégias e conectar todas as partes da propriedade de uma maneira mais completa e digital.

Dicas para uma Consultora Agrícola de valor

De grande influência nas decisões que serão tomadas pelo produtor em seu negócio, a consultoria agronômica  é importante para se ter uma análise precisa e imparcial sobre todas as informações da área observada.

Confira alguns pontos que podem ser adotados para apresentar uma consultoria de valor:

Organize-se

A organização é um fator que influencia diretamente na evolução da consultoria. É preciso ter um bom planejamento dos processos e armazenamento das informações.

Nesse caso, é indicado a criação de um cronograma e o uso de um sistema para organização das informações.

Conheça seus clientes

Um dos passos mais importantes para uma consultoria de valor é conhecer seus clientes. Afinal, como orientar sem ter informações para se embasar?

Dessa forma, é importante que o consultor pesquise o mercado em que o cliente está inserido e a história do seu negócio. Também é preciso entender o nível de instrução e experiência de cada cliente.

Assim, será possível estabelecer uma comunicação mais clara e eficiente. Em alguns casos sendo necessário uma linguagem mais prática, e em outros casos mais técnica.

Personalize o atendimento

Como foi dito no tópico anterior, cada cliente possui uma forma de comunicação e necessidades diferentes. Por isso, é importante que o atendimento seja personalizado.

Afinal, o consultor deve se adaptar a cada cliente para que possa orientá-lo da melhor forma. Evitando que a consultoria seja desperdiçada pela dificuldade da comunicação.

Domine as ferramentas

O avanço e surgimento de novas tecnologias agrega melhorias e agilidade aos processos do agronegócio. Por exemplo, sensores GPS que contribuem com a  coleta de dados, e softwares que auxiliam no gerenciamento do negócio. 

Por isso, é importante que o consultor domine essas ferramentas e  oriente o produtor rural a aplicar processos mais práticos e inteligentes.

Um exemplo de ferramenta que pode ser utilizada para a gestão do negócio agro, é a plataforma da InCeres.

O que a Plataforma InCeres faz por você

A InCeres é uma empresa especializada na agricultura digital. Possui a plataforma agro mais completa do Brasil, que permite gerenciar o seu negócio em qualquer região.

Por isso, com a plataforma todos os dados dos talhões e das fazendas são organizados em um formato que permite ter uma visão de tudo que está acontecendo.

Na área da consultoria agrícola, a InCeres oferece dados precisos sobre as áreas. Confira as funcionalidades da plataforma:

  • Gestão de usuários e atividades;
  • Amostragens inteligentes;
  • Mapas de fertilidade do solo;
  • Mapas de pragas e análises foliares;
  • Mapas de produtividade e compactação;
  • Imagens de satélite;
  • Álgebra de mapas e zonas de manejo;
  • Biblioteca e recomendações agronômicas;
  • Controle e análise das operações no campo com Business Intelligence;
  • Tomada de decisões mais seguras;
  • Auxílio na elaboração de um relatório pós-safra.

Quer melhorar a sua consultoria agrícola trabalhando com a plataforma agro mais completa do Brasil? Então, entre em contato com um consultor InCeres para agendar uma demonstração.

Recomendado Posts