8 Benefícios do Business Intelligence no Agronegócio

8 Benefícios do Business Intelligence no Agronegócio

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é uma série de métodos e conceitos baseados em análise de informações que tem como objetivo otimizar o processo de tomada de decisão. Além disso, também pode acarretar vantagem competitiva se as informações forem coletadas no momento ideal.

Quer saber como ele seria vantajoso para você? Continue lendo este artigo pois separamos os principais benefícios do business intelligence no agronegócio

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence diz respeito a um conjunto de métodos e conceitos que visam auxiliar a tomada de decisão em um negócio.

Por meio dele, é possível realizar a coleta e organização de dados, além de analisá-los e monitorá-los diariamente para acompanhar resultados.

Assim, ao utilizar o business intelligence no agro, você pode propor medidas precisas e planejadas, com base em informações e evidências sobre o seu trabalho.

Como exemplo, podemos citar a adoção de estratégias para minimizar os impactos das mudanças climáticas na agricultura. 

Como o Business Intelligence pode te ajudar na lavoura

A digitalização da lavoura tem crescido cada vez mais no setor rural do Brasil. Prova disso é que os agricultores brasileiros têm preferência por canais digitais para compras agrícolas. Em 2021, a prioridade por esses canais chegou a atingir 46% de acordo com um estudo da McKinsey & Company.

A Agricultura 4.0 faz referência a essa utilização de tecnologias nas atividades agrícolas e tem se destacado em todo o mundo pelas suas vantagens, melhora da eficiência no campo, a sustentabilidade e a implementação da agricultura de precisão.

Além disso, a agricultura de precisão se apoia na tecnologia com o objetivo de auxiliar na gestão de propriedade. Ela se divide em quatro fases, sendo essas a coleta, o processamento e a interpretação de dados, para realizar, por fim, uma intervenção. 

Nelas, são utilizados recursos como o mapa de produtividade e as imagens de satélite, de forma a oferecer embasamento para uma análise mais eficiente. 

Esse é um setor do mercado que só tende a crescer. Para se ter uma ideia, a previsão é que ele passe a ter o valor de 15 bilhões de dólares até o ano de 2030. 

Por isso, atente-se para as tendências da agricultura digital para potencializar os seus resultados. No próximo tópico, você vai entender como adotar o Business Intelligence no agronegócio. 

8 Benefícios do B.I no Agro

A inteligência de negócios é um dos sistemas tecnológicos que integram a Agricultura 4.0 e apresenta diversas vantagens para os produtores, empresas rurais, investidores e para a agroindústria. Confira os benefícios do Business Intelligence no Agro!

1. Eficiência dos Processos

Primeiramente, é importante pensar que trazer uma perspectiva inteligente aos dados do seu negócio é altamente eficiente.

Isso porque você pode aplicá-la em todas as etapas e acompanhar o desenvolvimento de cada um deles, obtendo assim, eficiência nas operações

2. Suporte para Agricultura de Precisão

No tópico anterior, citamos a implementação da agricultura de precisão no contexto digital, que é muito eficiente. Contudo, ela gera um grande volume de dados, desde a semeadura em taxa variável até a rotação de culturas, por exemplo. Tudo isso é coletado para a tomada de decisões e depende de uma análise precisa para obter sucesso. 

Por isso, o grande desafio é gerir todas essas informações, já que é uma função que exige experiência e muita atenção. Nesse caso, a aplicação do B.I é a solução perfeita, permitindo uma análise adequada desses dados e que você invista, assim, em um tipo de mercado em crescimento.

3. Aumento indireto da sua produtividade

Além disso, por meio do B.I, é possível acessar dados sobre variáveis que afetam a sua produtividade. Dessa forma, você pode desenvolver um mapa de produtividade eficiente e aumentar seus resultados. 

Mais do que ações que impactam diretamente em cada talhão, esse sistema permite uma gestão mais eficaz de todo o seu negócio, aumentando sua produtividade em diversos âmbitos. 

4. Gestão de Dados

O Business Intelligence no agro traz mais organização e agilidade para a sua gestão de dados, que ainda pode ser feita de forma personalizada.

Isso porque você pode priorizar aquilo que é mais relevante para você e adaptar o sistema de acordo com o seu segmento. 

5. Redução de Custos

Outra vantagem que podemos destacar é a redução de valores destinados à mão de obra, já que a coleta e análise de dados teria que ser feita por pessoas e até refeita em caso de falha. Isso porque essa é uma função trabalhosa de ser realizada manualmente. 

Além disso, há também a redução de custos com insumos e equipamentos, uma vez que o sistema apresenta suas falhas de produção e permite uma adaptação do seu trabalho sempre que possível. 

6. Melhor tomada de decisão

Utilizar o Business Intelligence significa ter suporte inteligente em todas as etapas de produção. Imagine fazer um planejamento de safra baseado em dados precisos, por exemplo. Por isso, ter o apoio da tecnologia te permite propor ações mais planejadas e assertivas para a sua propriedade

7. Vantagem Competitiva

A facilidade no processo de análise é um fator que atribui vantagem em relação à concorrência. Além de dados referentes à sua produção, você pode obter indicadores comerciais e traçar estratégias de acordo com os seus clientes e as possibilidades dentro do seu mercado. 

8. Otimização no uso de recursos

O acompanhamento pelo B.I antecipa sua ação caso as expectativas da produção não sejam cumpridas. Assim, é possível otimizar sua produção e estabelecer resoluções adequadas ao trabalho que está sendo realizado.

Tenha o B.I na sua lavoura com a InCeres

Se você chegou até aqui, já sabe tudo sobre a aplicação do Business Intelligence no Agronegócio. Se quiser implementar esse recurso na sua lavoura, a InCeres é o lugar perfeito para você! 

Em atividade desde 2014, somos especialistas em agricultura digital e contamos com a plataforma de conectividade rural mais completa do Brasil. Com as soluções InCeres, você acessa um sistema integrado que permite visualizar o que acontece em todas as suas etapas de produção. 

Quer tomar decisões mais assertivas e garantir uma melhor gestão da sua propriedade? Converse já com um de nossos consultores e tenha um atendimento personalizado para o seu negócio! 

Recomendado Posts