Como aumentar a eficiência na sua lavoura de algodão

Como aumentar a produtividade de algodão

Aumentar a produtividade de algodão é um dos maiores desejos de quem atua no segmento do agronegócio. Claro que a eficiência depende de uma série de fatores, mas existem algumas medidas que se pode adotar para melhorar a sua produtividade de forma indireta.

E isso não é à toa. O agronegócio é uma atividade fundamental para a economia brasileira. Uma alta produtividade pode resultar no aumento da exportação dos produtos e, assim, fazer as engrenagens da economia girarem.

Com isso em mente, separamos para você algumas dicas de como aumentar a produtividade de algodão na sua lavoura! Acompanhe:

Como aumentar a produtividade de algodão

A produção do algodão no Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores e exportadores do mundo, com uma predominância de produção no país nas regiões nordeste e centro-oeste, segundo dados do CONAB Julho/2022.

No processo de análise do talhão, o fator geográfico é fundamental para o aumento da produtividade. Além disso, cada local tem sua especificidade, como microclima, altitude, e vários outros fatores importantes a serem considerados. 

Confira 8 dicas que irão ajudar a melhorar a eficiência da produtividade do algodão:

  • Faça o planejamento pré-safra;
  • Faça uma análise detalhada dos talhões;
  • Avalie as exigências climáticas;
  • Escolha adequadamente a cultivar;
  • Faça corretamente a preparação do solo;
  • Otimize o uso de insumos e fertilizantes;
  • Melhore a eficiência do controle de pragas;
  • Utilize as tecnologias de apoio.

Planejamento Pré-Safra

Primeiramente, o planejamento de safra é um plano de ação que tem como intuito administrar os processos envolvidos durante todo o período de safra. Ou seja, por meio dele é possível adotar estratégias mais eficientes e evitar fatores que possam impactar negativamente na produtividade.

A pré-safra é o momento no qual o produtor determinará quais ações serão tomadas, em que abrange questões operacionais e administrativas, este é o início do planejamento.  Nessa fase, por exemplo, é definido os talhões que serão prioridade, posicionamento de cultivares, a compra de insumos e também a revisão preventiva das máquinas.

Confira também: Guia Pré-Safra

Faça uma análise detalhadas dos talhões

Uma análise detalhada dos talhões é um dos primeiros passos para melhorar a produtividade de algodão na sua lavoura.

Com uma análise aprofundada do solo, e conhecimento do histórico do talhão, é possível identificar o melhor tipo de amostragem e a melhor estratégia nutricional  para o preparo do solo, além do controle de pragas e a otimização no uso de insumos. 

Para isso, faça uso de toda tecnologia aplicada ao campo que está ao seu alcance. A agricultura 4.0 é uma prova de que o detalhamento dos processos é fundamental para melhorar a eficiência no cultivo, e ter  a oportunidade de planejar, executar e controlar todas as suas operações em campo, requer o auxílio de ferramentas completas.

Avalie as exigências climáticas

Os fatores climáticos também são cruciais para a sua produtividade. Entretanto, essa é a que menos temos controle, uma vez que o clima não depende das nossas ações.

Então, o recomendado é estudar as características de cada região e entender como normalmente o clima se comporta em determinadas épocas do ano. E, preparar bem o solo, para propiciar condições ideais para a resistência das plantas às intempéries.

Por isso, entender as épocas de muito calor, de frio e de pouca chuva é essencial para cuidar da melhor forma possível da sua lavoura. Além disso, dominar o calendário hídrico da sua região pode ser o diferencial para fazer sua produtividade aumentar como um todo.

Sementes de procedência

A produção das sementes é um processo que envolve sucessivas etapas até que elas possam chegar em uma condição de qualidade mínima aceitável, de maneira que atenda ao agricultor, da melhor forma, no estabelecimento da lavoura.

Por isso, escolher o fornecedor certo e de confiança das sementes, com tecnologia certificada, é o primeiro passo para melhorar a produtividade e eficiência na cotonicultura. 

Preparo eficiente do solo

A preparação correta do ambiente de produção também é um fator que é necessário de se levar em consideração. Escolher o talhão mais adequado ao cultivo da espécie na sua lavoura é um dos primeiros passos para aumentar a eficiência da sua produção.

Além disso, vale mencionar também que a rotação das culturas ao longo do tempo é fundamental para melhorar a qualidade física, química e biológica do solo.

Assim, ter o suporte de uma ferramenta que te auxilie nesse processo também pode ser o diferencial para aumentar a eficiência da sua produção de algodão.

Otimização no uso de insumos

Em uma fazenda, produtos como herbicidas, inseticidas e fertilizantes são alguns dos insumos mais empregados. É fundamental que você entenda qual a quantidade correta de produtos a serem utilizados, bem como o momento considerado ideal para a aplicação.

Dessa forma, para melhorar os processos na lavoura de algodão, é importante ter uma atenção especial sobre como os insumos estão sendo utilizados. Logo, é preciso uma gestão que otimize o uso destes produtos para evitar consumos exagerados e desperdícios, ou seja, melhorando a eficiência dos processos empregados na fazenda.

Controle de pragas

Um fator que pode prejudicar o rendimento das lavouras é a infestação de pragas. Por isso, é importante fazer uma análise histórica do talhão para identificar os tipos de pragas e as formas de controle mais adequadas.

Dessa forma, os métodos de controle de pragas podem variar, pois cada local e época pode ter incidências de variadas infestações e também quantidade. Nesses casos, a consultoria de um especialista pode ser uma boa alternativa, além de ferramentas que auxiliem no controle visual destas incidências.

Considere o apoio da Plataforma InCeres

A InCeres possui a plataforma agro mais completa do Brasil, um software moderno que auxilia no planejamento, coleta e análise de dados das lavouras. Assim, apresenta funcionalidades importantes para a agricultura de precisão, como:

  • Planejamento Integrado de Talhões;
  • Gestão de usuários e atividades de coleta de solo;
  • Amostragens inteligentes;
  • Mapas de fertilidade do solo;
  • Mapas de pragas e análises foliares;
  • Mapas de produtividade e compactação;
  • Imagens de satélite;
  • Álgebra de mapas e zonas de manejo;
  • Biblioteca e recomendações agronômicas;
  • Controle e análise das operações no campo com Business Intelligence;
  •  Elaboração de relatórios

Ficou interessado em conhecer mais sobre a nossa plataforma? Então, entre em contato com nosso consultor para mais informações.

Para mais dicas e informações como essa sobre a produtividade do algodão, acesse o blog da InCeres e fique por dentro de tudo sobre o mundo do agronegócio.

Recomendado Posts