6 dicas para melhorar a eficiência na sua lavoura de soja

Como aumentar a produtividade de soja

A produção agrícola é um dos grandes motores da economia brasileira,  tendo o papel principal de influenciar e fomentar o desenvolvimento econômico, social e principalmente tecnológico do país.  Neste sentido, a InCeres trouxe dicas de como melhorar a produtividade de soja, visto que este é um dos principais produtos da agricultura brasileira.

Anualmente, são produzidas mais de 130 milhões de toneladas de soja no território brasileiro. Dessa forma, o Brasil tem aproximadamente 38 milhões de hectares dedicados ao plantio deste grão. O Mato Grosso lidera a produção nacional de soja, com uma produção de mais de 35 milhões de toneladas.

Contudo, mesmo com esse cenário mais do que favorável, muitos produtores de soja possuem o desafio de melhorar seus resultados. Por isso, é importante entender quais fatores levam a melhora da produtividade e eficiência das lavouras de soja, e a InCeres te explica isso!

Confira:

Como aumentar a produtividade da lavoura de soja

Por mais que existam recomendações gerais sobre como melhorar a produtividade de soja, cada região possui aspectos e especificidades únicas que exigem recomendações direcionadas para o manejo mais eficiente e práticas mais assertivas. Portanto, cada produtor precisa conhecer e ter em mente importantes detalhes para direcionar suas decisões.

Ciente disso, é preciso conhecer algumas práticas que devem ser seguidas para a geração de melhores resultados. Aqui vão algumas dicas de como aumentar a eficiência da sua produção de soja:

  • Escolha certa da cultivar; 
  • Planejamento pré-safra;
  • Cobertura do solo;
  • Aplicação de Biológicos e bioestimulantes;
    • Fixação de nitrogênio;
  • Otimização no uso de insumos;

Vamos abordar com mais detalhes estas indicações logo abaixo:

1. Escolha a Cultivar mais adequada para sua região

Para a seleção de cultivar, muitos aspectos devem ser considerados. Além de conferir a adaptabilidade da cultivar para a sua região, a tecnologia da semente é um fator chave para a melhoria dos resultados. Prova disso é que, atualmente, mais de 95% das sementes de soja, na produção nacional, são transgênicos e contam com 2 tipos mais comuns de tecnologia no mercado: A soja RR (Roundup Ready) e BT (Bacillus Thuringiensis).

O melhoramento genético da soja tipo RR (Roundup Ready) auxilia, de forma resumida, para que a semente suporte a presença de alguns tipos de herbicidas, e já a semente BT (Bacillus Thuringiensis) atua na conferência de  resistência da planta contra alguns tipos de insetos-praga na lavoura. 

Com isso, a escolha da cultivar mais adaptada para as características edafoclimáticas da região, a tecnologia mais adequada e o melhor custo benefício para a realidade do agricultor, há melhoria da produtividade, e maior eficiência dos processos na lavoura.

Fonte: Fundação Meridional

2. Planejamento Pré-Safra

O planejamento de safra é um plano de ação que tem como intuito administrar os processos envolvidos durante todo o período de safra. Ou seja, por meio dele é possível adotar estratégias mais eficientes e evitar fatores que possam impactar negativamente na produtividade.

Logo no início do planejamento, a pré-safra é o momento onde o produtor determinará quais ações serão tomadas, abrangendo questões operacionais e administrativas, e o quanto será investido. Nessa fase, por exemplo, é definido o posicionamento de cultivares, a compra de insumos e também a revisão preventiva das máquinas que serão utilizadas. E também, se será necessário contratar serviços externos para auxiliar em uma análise integrada.

O Planejamento Integrado de Talhões é uma ferramenta InCeres que direciona qual tipo de tecnologia pode ajudar o agricultor na definição da sua estratégia. Com ela, é possível:

  • Encontrar a forma mais eficiente de realizar a coleta para análise
  • Fazer correções do solo (Grade, UGD ou convencional)
  • Escolher o tipo de manejo (alta produtividade, manutenção ou recuperação)
  • Melhorar a eficiência na adubação de plantio, coberturas e nutrição foliar

Isso, a médio prazo, é traduzido em ganhos na produtividade e torna a produtividade mais sustentável. Além disso,  melhora a tolerância ao estresse hídrico e a eficiência nas operações e nas adubações.

É um importante momento de definição para maiores ganhos durante e pós-safra.

Confira também o nosso Guia Pré-Safra!

3. Cobertura do solo: Sistema de Plantio Direto (SPD)

O sistema de plantio direto é uma estratégia eficiente de cobertura do solo para a soja. Neste modelo, a semente é plantada sem que haja revolvimento ou preparo agressivo do solo. Juntamente com a rotação de culturas e a palhada da safra anterior, ajudam na fixação de matéria orgânica e melhora os aspectos físicos e químicos do solo.  

Os principais benefícios do SPD para o solo, além de colaborar para a fertilidade, diminui a erosão, a perda de nutrientes e aumenta a retenção de água, sendo, portanto, um dos principais fatores para a melhoria da produtividade, eficiência e manutenção de seus atributos.

4. Aplicação de Biológicos e Bioestimulantes

Outra prática importante para melhorar a produtividade da soja é a aplicação de biológicos e bioestimulantes. Isso porque o uso de produtos biológicos na agricultura  ajudam os agricultores a reduzir o uso de fertilizantes e produtos químicos. Dessa forma, diminui o índice de insetos e plantas daninhas resistentes, e auxilia no uso sustentável de produtos fitossanitários na lavoura. 

Vale mencionar, também, que um dos principais benefícios do uso desses produtos é a inoculação de bactérias que auxiliam na fixação biológica de nitrogênio (FBN) da soja via semente ou aplicação aérea.  

A fixação de nitrogênio é um processo biológico que ocorre nas raízes da soja, onde o nitrogênio presente na atmosfera é convertido por enzimas específicas que disponibilizam seu uso para as plantas. Isto auxilia na diminuição da aplicação de nitrogênio nas fases iniciais da soja. 

5. Otimização no uso de insumos

Em uma fazenda, produtos como herbicidas, inseticidas e fertilizantes são alguns dos insumos mais empregados.

Dessa forma, para melhorar os processos na lavoura de soja é importante ter uma atenção especial sobre como os insumos estão sendo utilizados. Logo, é preciso uma gestão que otimize o uso destes produtos para evitar consumos exagerados e desperdícios, ou seja, melhorando a eficiência dos processos empregados na fazenda.

6. Considere o apoio da Plataforma InCeres

Atualmente qualquer produtor rural tem uma ferramenta a seu favor: a tecnologia. Por isso, é fundamental saber o que a InCeres faz por você.

Em um mundo onde a agricultura digital está cada vez mais presente, contar com a modernidade da plataforma da InCeres é um grande diferencial.

Nossa plataforma oferece soluções em que é possível gerar dados que irão auxiliar no gerenciamento da  lavoura como os mapas de produtividade, imagens de satélite, formação de grades e zonas de manejo. São informações úteis para potencializar a produção rural.

Além disso, vale ressaltar também que o Planejamento Integrado de Talhões é um processo fundamental para a sua lavoura.

Venha conhecer mais sobre os serviços da InCeres! Fale com um dos nossos consultores e entenda que a tecnologia é o seu maior aliado no campo.

E se você gostou de saber mais sobre como aumentar a produtividade da soja, acesse o blog da InCeres e confira outros conteúdos sobre o tema.

Até mais!

Recomendado Posts