Como a InCeres atua na Jornada do Agricultor

A InCeres é uma empresa especializada em agricultura digital e uma plataforma completa e eficaz para auxiliar nos processos de planejamento, operação e controle para uma boa gestão agronômica.

Nesse artigo, iremos acompanhar o passo a passo detalhado de tudo que é fundamental para a jornada do agricultor, desde o planejamento até os processos operacionais da lavoura, e como a Inceres pode facilitar desenvolvimentos.

Siga a leitura do conteúdo para conferir a importância de uma gestão eficiente e de qualidade! 

A Jornada do Agricultor

O termo jornada do agricultor agrega diversas práticas que, somadas, qualificam o bom funcionamento de qualquer operação agrícola.

Além disso, é um campo que necessita de muita atenção e cuidados específicos para garantir que tudo ocorra da melhor maneira.

Em um cenário de agricultura de precisão, esse termo se refere ao bom planejamento, seja referente a insumos, manejo ou a própria operação dos recursos. 

Por isso, ter uma equipe de qualidade, usar tecnologia e uma rede organizacional que funcione é essencial para alcançar os melhores resultados.

A importância do planejamento

Um bom planejamento é um detalhe importantíssimo para que se possa estabelecer um projeto de produção agrícola. 

Esse processo é realizado por meio da coleta de amostras do solo que, posteriormente, serão analisadas para poder entender as características e os nutrientes que estão presentes e os que precisam ser adicionados para a saúde do talhão.

A partir da análise aprofundada das condições do solo, é possível escolher as cultivares que melhor se adaptam para obtenção de uma maior produtividade.

No nosso Guia de pré-safra discutimos mais a fundo acerca de algumas dicas essenciais para maior eficiência produtiva no campo. Baixe o E-Book e fique por dentro!

A Agricultura de Precisão colabora com a compreensão da sua lavoura

É necessário entender que a agricultura de precisão é fundamental para o desenvolvimento da sua lavoura.

Isso porque faz o uso das tecnologias disponíveis na chamada agricultura 4.0, visando objetivos como aumento da eficiência dos processos, redução de custos e sustentabilidade.

Dessa maneira, a combinação agricultura e tecnologia é muito vantajosa e pode ditar grandes mudanças na produtividade da sua produção. 

Como a InCeres atua na Jornada do Agricultor

Por ser uma empresa especializada no ramo da agricultura digital e consultoria agrícola, a InCeres atua na jornada do agricultor com objetivo de apresentar soluções para gestão em aspectos de fertilidade do solo

Nesse sentido, separamos abaixo alguns dos recursos oferecidos pela InCeres que podem te ajudar a acompanhar, monitorar e alavancar os resultados da sua lavoura. 

Planejamento

O planejamento é essencial para conhecer a fundo as melhores formas de gerir sua plantação. 

Vamos aos exemplos de como o planejamento da InCeres pode ser valioso para você?

  • Gestão de Usuários personalizada
  • Organização de Clientes e fazendas para consultorias
  • Organização por anos-safra
  • PIT (Planejamento Integrado de Talhões)
  • Biblioteca de padrões

Nesse sentido, a plataforma da InCeres possibilita a gestão de usuários e clientes, organizando-os por áreas ou fazendas. Também, o planejamento integrado dos talhões para que as áreas sejam divididas da melhor forma para facilitar a operação.

Da mesma forma, os talhões também podem ser organizados por safra. Inclusive, o planejamento de safra nada mais é do que um plano de ação com o objetivo de administrar os processos envolvidos durante o período.

Após esses procedimentos, está na hora de ativar os planos de ação!

Operação

É nesta etapa em que todo o planejamento é colocado em prática e, assim, os dados coletados são organizados pelo software e gera recomendações do que deve ser feito. 

Vamos entender isso?

  • Geração de Grade e Amostragem

A zona de manejo é uma ferramenta da agricultura de precisão que visa classificar o solo a partir do estudo prévio realizado no planejamento.

Portanto, as zonas de Manejo ou Unidades de Gestão Diferenciadas (UGD) são as áreas de um terreno que têm características semelhantes. 

Dentre as utilidades das zonas de manejo, podemos apontar a amostragem do solo, amostragem de controle de pragas e gestão de sementes.

E a InCeres te ajuda nesse processo! 

Nossa plataforma disponibiliza o acesso a todos os dados processados dos talhões fornecendo informações importantes para o estudo da área e a elaboração das zonas de manejo. 

  • App Coleta

Com o App Coleta Agile nunca foi tão fácil fazer amostragem do solo.

Essa ferramenta da InCeres te auxilia em todo o processo da amostragem. Dessa forma, é possível fazer o mapeamento dos talhões, gerar grades de amostragem, identificação das amostras e tudo que é preciso na jornada do agricultor.

📽️Entenda mais: Como gerar e editar zonas de manejo

Uma amostragem inteligente do solo é um grande diferencial para administrar os processos do agronegócio e otimizar recursos. 

O Coleta Agile funciona até mesmo sem internet e conta com versões para IOS e Android.

  • Geração de Mapas

E, é claro, quando pensamos em gerenciamento agrícola, o solo é um fator fundamental nesse cenário, por ser a porta de entrada e o elemento básico de qualquer plantio. 

Visto isso, outra forma que a InCeres pode te ajudar é por meio da geração de mapas. Isto é, nós te auxiliamos para criar os mapas como os de: fertilidade, relevo, produtividade e compactação, referentes ao estudo realizado previamente na amostragem.

Essas análises do solo são cruciais e, para entender sobre isso mais a fundo, recomendamos a leitura do nosso E-Book: Caminhos para uma análise de solo eficiente. Basta preencher o formulário e clicar para baixar o guia!

No mais, a InCeres permite também que você tenha acesso aos mapas de análises foliares, além de análises de pragas e nematóides. Assim, garantindo que a saúde e nutrição das suas plantas sejam acompanhadas e monitoradas durante seu desenvolvimento. 

  • Calculadora de Recomendações Agronômicas

A plataforma InCeres também disponibiliza recomendações agronômicas da sua lavoura. Isso quer dizer que os dados são armazenados em uma biblioteca, onde estão todas as informações referentes ao plantio. 

Dessa forma, realizamos esse monitoramento de estratégias para que você mantenha o seu negócio sempre atualizado acerca dos próximos passos.

  • Relatórios

Na InCeres você também pode oferecer relatórios digitais em PDF para seus clientes. Ele foi criado com objetivo de atender as necessidades dos nossos usuários de entregar os dados do trabalho feito. 

Em suma, a experiência otimiza o esforço, tempo e dinheiro em um único material. Neles é possível adicionar imagens do relevo dos talhões, gráficos com os dados de fertilidade e muitos outros recursos.

Logo, é um excelente instrumento para fazer uma entrega técnica de qualidade para quem trabalha com você!

Controle

Agora que estruturamos o planejamento e a operação, só falta falar sobre a ferramenta para que você possa controlar todos os resultados e otimizar o processo de gestão por meio de análise das operações no campo com Business Intelligence.

Confira abaixo!

  • Dashboards personalizados

Nossos Dashboards personalizados para facilitar os processos de gestão e controle da plantação

Com este instrumento é possível customizar informações e dados agronômicos, além de fornecer uma visualização mais prática de desempenho em relação à insumos, fertilização, mapeamentos realizados e muito mais.

Antes de ir, recomendamos a leitura do nosso E-Book: 5 estratégias para vender seu serviço e aumentar sua carteira de clientes. Neste guia, te explicamos formas de garantir um bom desempenho de um agricultor e como alcançar resultados.

Nós ficamos por aqui! Esperamos que você tenha entendido tudo acerca de como a InCeres atua na jornada do agricultor e como nossa plataforma pode te auxiliar para uma gestão mais técnica, eficiente e sustentável.

Quer fazer parte do nosso time e trabalhar para melhorar sua produtividade agrícola? Entre em contato com um Consultor InCeres! Por fim, recomendamos o acesso ao nosso blog para mais conteúdos importantes sobre esse universo.

Recomendado Posts